Agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Funai inutilizaram 17 balsas e apreenderam ouro extraído sem autorização
Cuiabá/MT (04/04/2025) – Operação em Mato Grosso desmantelou ação de garimpo ilegal na Terra Indígena Kayabi, no norte do estado. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e da Fundação dos Povos Indígenas (Funai) realizaram as operações Xapiri MT e Kuri, em 1º e 2 de abril, a fim de combater esse tipo de crime na região.
A ação fiscalizatória ocorreu em parte da extensão dos rios Teles Pires e São Benedito, nos quais a atividade ilegal era desenvolvida em diversas balsas garimpeiras, causando o assoreamento dos rios e a degradação da qualidade da água.
Durante a ação, foram destruídas 17 balsas garimpeiras e 2 mil litros de combustível, além de apreendido ouro extraído de forma ilegal. O prejuízo estimado à atividade criminosa é de aproximadamente R$ 15 milhões.
As investigações tiveram início em 2023, quando foi constatada vasta degradação ambiental na área. Estima-se que 1.229 pessoas vivam na Terra Indígena Kayabi.
A atuação do Ibama e demais instituições parceiras reforça o compromisso no combate ao garimpo ilegal, protegendo áreas ambientais sensíveis e garantindo a preservação dos recursos naturais para as atuais e futuras gerações.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Operação conjunta combate garimpo ilegal em terra indígena do MT — Ibama
Deixe um comentário