A formação de professores faz parte do programa de extensão que a instituição desenvolve no arquipelágo, onde também se inclui a Feira e as Olimpíadas de Ciências da Floresta de Caxiuanã

Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) -Agência Museu Goeldi

Agência Museu Goeldi – Iniciou nesta quarta-feira (02), na cidade de Portel, Marajó (PA), a Jornada Pedagógica Começos. O evento é uma ação de formação de professores promovida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e tem por meta contribuir na elaboração de projetos escolares que tenham como foco a busca de soluções para problemas identificados nas comunidades da região. Os projetos a serem produzidos pelas escolas rurais do entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã serão demonstrados na Feira de Ciências da Flona. A programação da Jornada Pedagógica, que encerra no dia 4 de abril, é articulada com as matrizes curriculares das escolas municipais de Portel e Melgaço.

O Museu Goeldi mantém, desde 1993, na Flona de Caxiuanã a Estação Científica Ferreira Penna, uma das melhores infraestruturas de campo em florestas tropicais na América do Sul. Ao chegar na área continental do Marajó, o MPEG iniciou um diálogo com as comunidades do entorno da Floresta, que resultou em ações educativas científicas e ambientais consolidadas no calendário anual das escolas de Portel e Melgaço.

As ações citadas no parágrafo anterior fazem parte do Programa de Extensão Educativo-Cultural da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), que objetiva fortalecer a educação ambiental e o letramento científico das comunidades marajoaras.

A Jornada Pedagógica, que acontece em uma das sedes dos municípios, é o primeiro dos eventos do Programa, sendo seguido pela Feira de Ciências, que acontece nas vilas rurais, e desemboca nas Olimpíadas de Ciências da Floresta de Caxiuanã, realizadas na Estação Científica Ferreira Penna.

A Feira de Ciências é quando as escolas apresentam os resultados dos projetos elaborados na Jornada, que são avaliados pela equipe do MPEG e seus convidados. Com a aprovação, os projetos e os seus responsáveis são premiados com a ida à Estação Científica do Museu Goeldi para participar das Olimpíadas, onde participam de novo momento formativo que incluem oficinas e atividades científicas, esportivas e culturais. As Olimpíadas de Ciências da Floresta de Caxiuanã integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual o Museu Goeldi é vinculado.

As ações educativas do Museu Goeldi junto as comunidades de Caxiuanã foram planejadas e estruturadas pela pedagoga Socorro Andrade, que faleceu em 2021 durante a epidemia da Covid-19.

Jornada Pedagógica – É um evento que reúne profissionais de educação para debater, planejar e refletir sobre práticas pedagógicas. É um momento de formação continuada e de troca de experiências. Geralmente voltada para professores, mas que pode incluir também gestores e profissionais interessados em educação.

O propósito da Jornada é discutir metodologias inovadoras, construir planos de ensino, refletir sobre as práticas educativas, aprimorar os processos educacionais e atualizar os profissionais sobre temas contemporâneos.

Para a chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, Mayara Larrys, a Jornada é essencial para contextualizar discussões com os currículos das escolas e possibilitar a compreensão de como essas discussões atravessam pautas urgentes e necessárias, como alfabetização climática, educação ambiental e diálogo de saberes.

“O processo de produção das tecnologias sociais que emerge dos projetos favorece a comunidade com produtos, seja em resultados materiais, como hortifruti, ou resultados patrimoniais, como estudos etnográficos que resgatam a memória das comunidades. Além disso, contribui-se com a melhoria de práticas docentes no âmbito escolar”, explica a educadora.

Texto: Luiz Henrique Pimenta / Edição: Joice Santos / publicado em: Museu Goeldi realiza Jornada Pedagógica no Marajó — Museu Paraense Emílio Goeldi