Comando do 9º Distrito Naval intensificou ações no apoio às populações ribeirinhas e no levantamento hidrográfico da região

Ações de patrulha naval também foram intensificadas no Rio Madeira – Imagem: Marinheiro França / Marinha do Brasil – Fonte: Agência Marinha de Notícias

Diante do período de cheia do Rio Madeira, na Amazônia Ocidental, a Marinha do Brasil (MB) intensificou sua presença na região com o intuito de contribuir para a segurança da navegação e reforçar o apoio às populações ribeirinhas.

Por meio do Comando do 9º Distrito Naval, a MB enviou ao Rio Madeira o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia” e o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, ambos subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas. Além disso, as lanchas da Capitania Fluvial de Porto Velho seguem intensificando suas ações de inspeção naval na região.

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Negro”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste, realizou levantamento hidrográfico no Rio Madeira a fim de subsidiar os navegantes com atualização cartográfica do rio.

Entre as ações de enfrentamento à cheia, a Marinha também realiza o monitoramento do nível dos rios da Amazônia Ocidental e o contato com instituições públicas para apoiar as demandas consequentes dos períodos de cheia e seca.

Assistência Hospitalar

O NAsH “Soares de Meirelles” desatracou de Manaus na terça-feira (1º), para levar diversos serviços básicos de saúde às comunidades ribeirinhas, localizadas ao longo do Rio Madeira, inclusive naquelas que já estão sendo afetadas pela cheia. Inicialmente, as ações serão concentradas no Baixo Madeira, nas proximidades de Porto Velho (RO).

Por meio do navio, a população terá acesso às consultas com médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, além de técnicos em enfermagem e em radiologia médica.

O objetivo do “Soares de Meirelles” é chegar a locais mais isolados e de difícil acesso, de forma a garantir que diversas comunidades tenham acesso à saúde básica. Dentro do próprio navio, que costuma abarrancar nas margens do rio, os ribeirinhos são atendidos em consultórios médicos e odontológicos, laboratório para exames, sala de estabilização para casos de urgência e emergência, sala para exames de imagem (raio-x e mamografia), enfermaria e sala de vacina.

O navio também dispõe de farmácia para distribuição gratuita de medicamentos e kits odontológicos. As ações de assistência hospitalar da Marinha na região são realizadas com apoio do Ministério da Saúde.

Segurança da navegação

As ações de Segurança da Navegação no Rio Madeira, que incluem inspeções navais, palestras educativas e a qualificação dos aquaviários, são realizadas ao longo de todo o ano pela Capitania Fluvial de Porto Velho. Durante o período de cheia, o NPaFlu “Rondônia” foi enviado à região para intensificar as inspeções, reforçar a prevenção de acidentes e contribuir com a segurança das pessoas no mar.

Além de abordar e fiscalizar as embarcações que trafegavam no Rio Madeira, o navio realizou ações de patrulha naval, resultando na apreensão de itens que supostamente seriam usados no garimpo ilegal e deteve indivíduos com porte ilegal de arma de fogo.

Levantamento hidrográfico

O AvHoFlu “Rio Negro” realizou, durante 75 dias ininterruptos, uma comissão com o objetivo de levantar dados hidrográficos na calha do Rio Madeira, encerrada no dia 27 de março. O resultado desse trabalho é a atualização cartográfica de uma área de 152 km², disponibilizada aos navegantes.

O AvHoFlu “Rio Negro” também desempenhou atividades de topografia e geodésia, bem como subsidiou a identificação, através de Pesquisas de Perigo, de 27 pedrais ao longo da calha do rio.

A hidrovia do Rio Madeira desempenha um papel relevante na economia da região, funcionando como um importante corredor de exportação de grãos do Centro-Oeste e uma das principais rotas de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus. Assim, a atualização cartográfica da hidrovia é fundamental para garantir a segurança da navegação no Rio Madeira.

Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Victor Cruz
Fonte: Agência Marinha de Notícias – Marinha envia navios para apoiar durante a cheia do Rio Madeira | Agência Marinha de Notícias