Será realizada no próximo dia 12 de abril de 2025, sábado, a 100ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: ’Crônicas da Barra Grande’: um caminho lúdico para a apropriação afetiva do Património”, tendo como convidado o “Prof. Dr. Cesar Bargo Perez”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 5ª Temporada das Tertúlias Portugal – Brasil (Episódio 100):
100ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
5ª Temporada
SÁBADO, dia 12 de abril de 2025,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília)
TEMA: ’Crônicas da Barra Grande’: um caminho lúdico para a apropriação afetiva do Património”
Apresentação: “Prof. Dr. Cesar Bargo Perez”.
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters
Instagram: Tertúlias Portugal – Brasil (@tertuliasportugalbrasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Resumo da Comunicação: Há anos o convidado desenvolve em seu Grupo de Investigação, “Patrimônio e Pertencimento”, um trabalho de sensibilização de populações que ocupam zonas de amortecimento de bens patrimoniais. A comunicação conta a trajetória do grupo até o lançamento mundial do jogo “Crônicas da Barra Grande”, uma ferramenta de engajamento e difusão de valores patrimoniais e de reconhecimento por parte do homem comum da paisagem histórico-cultural que o envolve.
O processo indica uma sistematização, em desenvolvimento, do processo de criação colaborativa do jogo que, quando replicável, pode ser utilizado em qualquer território de interesse ao redor do mundo.
Sobre o convidado: Prof. Dr. Cesar Bargo Perez.
Arquiteto e urbanista, egresso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, tem Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Internacionalização Universitária Latinoamericana pela Universidad Nacional del Comahue, Argentina, além Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, onde defendeu a tese “Registro audiovisual como recurso na pesquisa científica da atualidade”. Especialista na área audiovisual, também é roteirista e produtor, com trabalhos tanto para a televisão quanto para cinema e vídeo.
Lidera o Grupo de Investigação “Patrimônio e Pertencimento”, creditado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil no Ministério de Ciência e Tecnologia (DGP/CNPq).
Foi membro designado junto ao Governo Federal do Comitê Regional do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a preparação do expediente de postulação da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Guarujá, SP) e do Forte de São João (Bertioga, SP) à Patrimônio da Humanidade; e atualmente é membro atuante do Comitê Científico de Fortificações do ICOMOS (Conselho Internacional sobre Monumentos e Sítios), do IGHMB (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil), e correspondente do Instituto de Investigaciones Históricas y Culturales de Corrientes, Argentina.
Como investigador, atua no projeto temático “Fortaleza da Barra Grande: presencia, memória e relação com a comunidade”, que envolve temas de pertencimento, memória histórica e identidade em publicações, conferências e seminários.
Em nível latinoamericano faz parte do projeto “Desenho de sistemas e estratégias lúdicas em torno da água – Estudos de Caso na Colômbia, Brasil, Chile e México, ação conjunta com universidades dos quatro países. Orienta teses sobre Patrimônio Cultural na Universidade de Guadalajara, México.
Na Universidade Católica de Santos, é Coordenador de Relações Institucionais e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito e na Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Cinema e Relações Internacionais.
É um dos fundadores e coordenadores do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil.
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos
Jaime de Agostinho
Certeza de sucesso. Parabéns