Quatro caminhões, dezenas de toras de madeira e dois aparelhos de celular foram apreendidos na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Cumaru do Norte (PA), em ação conjunta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Federal. A Operação Excelsa, deflagrada na quinta-feira (27), teve como objetivo reprimir crimes ambientais voltados à exploração de florestas protegidas na TI Kayapó. A atividade se insere nas medidas precursoras à desintrusão da TI Kayapó, prevista na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Dos quatro caminhões, três estavam carregados com toras de castanheira, cedro e cumaru extraídas ilegalmente da TI. Uma pessoa foi conduzida à delegacia e foi liberada em seguida. Segundo a PF, os três caminhões apreendidos foram flagrados saindo da terra indígena com destino a madeireiras de Cumaru do Norte. Em duas madeireiras foram encontradas dezenas de toras, possivelmente castanheiras, e madeira serrada pronta para transporte, sem funcionários presentes.
Em outra madeireira, havia grande quantidade de toras, centenas de metros cúbicos de madeira serrada e um caminhão sendo carregado, possivelmente com tábuas de castanheira. No referido estabelecimento a responsável estava no local no momento da abordagem policial. Os responsáveis pelas madeireiras foram identificados, mas as investigações prosseguem visando a identificação e responsabilização dos compradores da madeira serrada.
FONTE: FUNAI – Polícia Federal reprime extração ilegal de madeira na Terra Indígena Kayapó com apoio da Funai — Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Deixe um comentário