SGB prevê elevação de até 10 cm em Porto Velho e Guajará-Mirim com as chuvas que caem na região

Foto: Pedro Devani -Imagem postada em: SGB

Porto Velho (RO) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Madeira, indicando que, na estação de Morada Nova, no rio Abunã, em Porto Velho (RO), os registros apontam valores acima da faixa considerada normal, atingindo 16,2 metros.

De acordo com o coordenador do Sistema de Alerta do SGB, Artur Matos, outros pontos do rio também requerem atenção. “O prognóstico indica uma tendência de elevação do Rio Madeira em 10 cm em Porto Velho (RO), que ficará a 50 cm de atingir a cota de inundação, e de 5 a 10 cm no Rio Guaporé, em Guajará-Mirim, que ficará a 60 cm da cota de inundação”, explica.

Cotas de referências

Para a operacionalização dos sistemas, é fundamental compreender os impactos associados à variação dos níveis dos rios em cada município, por meio das chamadas “Cotas de Referência”. No contexto dos SAHs, as cotas de referência associadas às inundações graduais seguem as seguintes definições:

Cota de Inundação: nível em que o primeiro dano é observado no município.
Cota de Alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação
Cota de Atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação

O SGB segue acompanhando a situação e reforça a importância do monitoramento contínuo para prevenir impactos e garantir a segurança das regiões afetadas. Você pode acompanhar os boletins aqui.

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Nível do Rio Madeira pode subir nos próximos dias, aponta monitoramento – SGB