Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” reforça Inspeções Navais e Patrulha Naval; até o momento, quatro dragas foram abordadas e tiveram itens apreendidos

Ações de Patrulha Naval foram intensificadas pela Marinha no Rio Madeira, que conecta os estados do Amazonas e Rondônia – Imagem: Marinheiro França – Fonte: Agência Marinha de Notícias
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval, apreendeu itens utilizados na atividade de garimpo ilegal em dragas abordadas pelo Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia”, durante patrulhamento no Rio Madeira, que liga os estados do Amazonas e Rondônia. Até o último domingo (23), quatro dragas foram abordadas na região.
Na última semana, por meio do NPaFlu “Rondônia” e de lanchas rápidas da Agência Fluvial de Humaitá, a Marinha intensificou as inspeções e patrulhas navais no Rio Madeira. O objetivo é reforçar a segurança da navegação e fortalecer o combate a crimes transfronteiriços e ambientais.
Durante uma das patrulhas, o navio da Força identificou três dragas abarrancadas às margens do rio, com quatro pessoas a bordo, preparadas para a operação. Em outro ponto, uma draga estava em pleno funcionamento no meio do rio.
Por meio de reconhecimento com drone, foi possível identificar que os garimpeiros esconderam diversos itens em uma canoa, posteriormente ocultada na mata. As equipes de abordagem do navio foram direcionadas ao local onde encontraram 523g de mercúrio, 30 possíveis amálgamas e valor em espécie. O material apreendido será entregue à Polícia Federal.
Os meios da MB seguem presentes na região do Rio Madeira para a realização de Inspeção Naval e Patrulha Naval contínuas, com intuito de coibir práticas ilícitas e contribuir com a segurança da navegação.
Inspeções Navais
O Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” também está sendo empregado em ações de Inspeção Naval, em conjunto com a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e a Capitania Fluvial de Porto Velho. Essas organizações militares vêm intensificando os alertas aos navegantes e condutores de embarcações destinadas ao transporte de carga, passageiros, além de embarcações de esporte e recreio. Recomenda-se que o tráfego seja realizado com máxima cautela, mantendo vigias adicionais a bordo para identificação de obstáculos, como troncos à deriva, e colaborando com o piloto na condução de uma navegação mais segura e responsável.
Durante as ações de controle do tráfego aquaviário, os militares estão ampliando a divulgação do comunicado emitido pela Marinha, na semana passada, para a comunidade marítima, em comunidades e portos da região.
O comunicado reforça a importância de manter atenção às medidas de segurança durante navegação no Rio Madeira, orientando aos comandantes de embarcações que tenham atenção redobrada, principalmente, em trechos situados nas proximidades de estruturas portuárias e em áreas habitáveis, como comunidades ribeirinhas e flutuantes.
Condutas atípicas, como desvios de rota e adoção de altas velocidades, geram risco à segurança da navegação e podem ocasionar incidentes.
O comunicado também destaca a importância do efetivo guarnecimento da Tripulação de Segurança para todas as embarcações empregadas na navegação interior, conforme previsto nas Normas da Autoridade Marítima do Departamento de Portos e Costas, NORMAM202/DPC disponível no site Normas da Autoridade Marítima | DPC.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Ver galeria de fotos.
FONTE: Marinha combate garimpo ilegal no Rio Madeira | Agência Marinha de Notícias
Deixe um comentário