Iniciativa do Ibama sensibiliza estudantes sobre a importância do bioma amazônico e a necessidade de conservação da fauna e da flora

Sensibilização de jovens para o meio ambiente – IBAMA

Boa Vista/RR (26/03/2025) – Com objetivo de difundir e popularizar os conceitos de Manejo Integrado do Fogo (MIF) e do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou sete oficinas educativas nas escolas públicas municipais do sul de Roraima e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Novo Paraíso, no município de Caracaraí.

Aproximadamente 450 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino – além de professores das escolas – participaram de oficinas pedagógicas voltadas para os programas ambientais desenvolvidos pela Equipe de Educação Ambiental (EEA) do Ibama para proteção dos quelônios e da floresta.

“O nosso objetivo, como educadores ambientais, é sensibilizar as crianças e jovens e estimulá-las a conhecer a nossa fauna aquática e valorizar a natureza, fazendo com que se sintam parte do meio onde vivem”, explicou a educadora ambiental do Ibama em Roraima, Airlene Carvalho.

Aprendizado sobre o bioma e seus quelônios 

A Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta e abriga a maior bacia hidrográfica do mundo. É nesse habitat que vivem os quelônios da Amazônia e muitas outras espécies de animais que dependem da floresta e dos rios para se reproduzirem. Porém, o uso inadequado dos recursos naturais pode causar impactos ambientais e consequências desastrosas para as gerações futuras.

As mudanças climáticas, como o período de seca prolongado, têm afetado o equilíbrio do ecossistema, assim como os incêndios florestais provocados pelo homem. Este ano, em Roraima, houve uma redução de 81% no número de focos de calor, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, é importante explorar o tema, explica a técnica ambiental do Prevfogo, Marlene Pinho. “De forma lúdica, as crianças conhecem mais sobre o trabalho dos brigadistas do Prevfogo que, além de combater os incêndios, trabalham com monitoramento de focos de calor e fazem a distribuição de mudas para as comunidades indígenas”, informou Marlene.

Durante as oficinas, os estudantes, por meio de participação ativa, tiveram a oportunidade de conhecimento de conceitos sobre queima prescrita e queima controlada, espécies de quelônios e o processo de desova, incubação e eclosão. Foi realizada ainda uma dinâmica em grupo, oportunizando às crianças o uso da criatividade para produção de desenhos que representassem o que foi apresentado na aula teórica. Cada grupo apresentou o trabalho, conforme a percepção de cada criança. A dinâmica também estimulou o senso de integração, colaboração e liderança.

Para o ensino médio, foi aplicada uma metodologia de perguntas e respostas sobre os temas abordados. A frase “manejo de quelônios” foi classificada pela estudante Graziele, de 17 anos, como um trabalho importante para evitar a extinção das tartarugas-da-amazônia. Após o vídeo sobre o trabalho dos brigadistas, Ana Vitória, do terceiro ano do ensino médio, disse que ficou impressionada com a agilidade dos brigadistas em apagar o fogo. “Eles arriscam a vida para proteger a nossa floresta e os animais, e nós precisamos fazer a nossa parte e não queimar”, destacou.

O professor de matemática Domingos Melo, da escola municipal de Caroebe, explicou que essas atividades do Ibama de Educação Ambiental não formal nas escolas “são uma possibilidade de instrumento a serem utilizadas de forma interdisciplinar e contribuem na formação humanística e de qualidade aos estudantes. As informações serão compartilhadas com outras pessoas e isso vai gerar um outro olhar sobre a Amazônia”.

Ao fim dessa ação nos municípios do sul de Roraima, espera-se oportunizar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e que os professores possam aplicar metodologias participativas para o ensino e aprendizado da Educação Ambiental de forma a sensibilizar os participantes a atuarem em defesa do meio ambiente equilibrado, contribuindo assim com vários objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Comunicação do Ibama – Educação Ambiental chega aos alunos de escolas públicas em Roraima — Ibama