A Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2026, coorganizada pelos Emirados Árabes Unidos e Senegal, será realizada nos Emirados Árabes Unidos de 2 a 4 de dezembro de 2026.

Imagem postada em: Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais – Inclusão social – ONU

O credenciamento especial para Organizações Não Governamentais e outras Partes Interessadas (incluindo Povos Indígenas) está aberto até 21 de março de 2025.

Fundo

A Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2026 para acelerar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos, será realizada nos Emirados Árabes Unidos de 2 a 4 de dezembro de 2026, coorganizada pelo Senegal e pelos Emirados Árabes Unidos.

A Conferência considerará os desafios para alcançar o ODS 6, bem como oportunidades e formas inovadoras de apoiar sua implementação e acelerar o progresso. Os participantes trocarão pontos de vista, desenvolverão iniciativas e identificarão ações para promover o ODS 6, incluindo cooperação em todos os níveis relevantes para aprimorar os meios de implementação e parcerias.

A Conferência também destacará as perspectivas de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas para garantir água potável e saneamento para todos.

A Conferência resultará em um resumo dos trabalhos da Conferência, a ser preparado pelos Presidentes da Conferência, como seu documento final. O resumo também servirá como uma contribuição para o Fórum Político de Alto Nível da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF).

Além disso, a Conferência oferecerá uma oportunidade de compartilhar as melhores práticas para acelerar a implementação dos ODS – incluindo aquelas incluídas na Agenda de Ação para a Água – e convidará os Estados-Membros e outras partes interessadas a anunciar compromissos voluntários em apoio aos objetivos da Conferência. Os Estados-membros decidiram que a Conferência de 2026 deve se basear nas discussões realizadas durante a Conferência da Água da ONU de 2023.

A Conferência da Água da ONU de 2026 será composta por sessões plenárias e seis diálogos interativos (A/RES/78/327). O secretariado da Conferência, UN-DESA, preparará uma nota de referência sobre os temas potenciais dos diálogos interativos, com base nas contribuições dos Estados-Membros, do sistema das Nações Unidas e de uma ampla gama de outras partes interessadas. Os temas dos diálogos interativos serão adotados pela Assembleia Geral da ONU em uma reunião de um dia a ser convocada pelo Presidente da Assembleia Geral em 9 de julho de 2025.

Mais informações sobre a Conferência da Água da ONU 2026 podem ser encontradas aqui.

Quais partes interessadas podem participar da Conferência da Água da ONU de 2026?

A participação de representantes de organizações não governamentais, grupos importantes e outras partes interessadas relevantes na Conferência da Água da ONU de 2026 é guiada pela A/RES/78/327.

As organizações que se enquadram nas seguintes categorias poderão solicitar inscrição para participar da Conferência da Água da ONU de 2026 e sua reunião preparatória.

  1. Organizações não-governamentais e grupos principais identificados na Agenda 21 e outras partes interessadas em status consultivo com o ECOSOC. Você pode verificar se sua organização tem status consultivo no ECOSOC aqui
  2. Organizações que foram credenciadas em conferências anteriores das Nações Unidas de acordo com A/RES/78/327

Participação das partes interessadas, incluindo povos indígenas

De acordo com a resolução A/RES/78/327, 4 (g), a Conferência deverá: “Envolver todas as partes interessadas relevantes, reunindo governos, o sistema das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, instituições financeiras internacionais, outros organismos internacionais interessados, organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, a comunidade científica, Povos indígenas e comunidades locais, setor privado, organizações filantrópicas e outros atores para avaliar os desafios e oportunidades relacionados e apoiar novas ações para acelerar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 e dos objetivos e metas relacionados à água da Agenda 2030”.

O parágrafo 22 convida: “Convida outras partes interessadas relevantes, incluindo organizações e órgãos das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, instituições financeiras internacionais, outros organismos internacionais interessados e organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, comunidade científica, povos indígenas e comunidades locais, pessoas com deficiência, setor privado e organizações filantrópicas, cujo trabalho seja relevante para a Conferência, acreditada de acordo com as disposições estabelecidas no anexo II da presente resolução, para participar, na qualidade de observadores, na Conferência e em sua reunião preparatória”.

A Regra 65 do Anexo III estabelece que “as organizações não-governamentais credenciadas para participar da Conferência podem designar representantes para participar das reuniões públicas da Conferência e do Comitê Principal como observadores”. Além disso, o parágrafo 23.3 da Agenda 21 estabelece que “quaisquer políticas, definições ou regras que afetem o acesso e a participação de organizações não-governamentais no trabalho das instituições ou agências das Nações Unidas associadas à implementação da Agenda 21 devem ser aplicadas igualmente a todos os grupos principais”. A Agenda 21 define “grandes grupos como incluindo mulheres, crianças e jovens, povos indígenas, organizações não-governamentais, autoridades locais, trabalhadores e seus sindicatos, empresas e indústria, comunidade científica e tecnológica e agricultores. Portanto, com base na Agenda 21, a regra 65 se aplicará igualmente às organizações não-governamentais e outros grupos importantes”.

Processo Especial de Credenciamento para Partes Interessadas, incluindo Povos Indígenas

Conforme orientado pela resolução A/RES/78/327, outras organizações não-governamentais relevantes, incluindo organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, comunidade científica, setor privado e organizações filantrópicas cujo trabalho seja relevante para a Conferência e não estejam em status consultivo com o ECOSOC ou credenciadas nas Conferências das Nações Unidas anteriores mencionadas acima, devem receber credenciamento especial para participar da Conferência e da reunião preparatória como observadores.

As organizações interessadas podem se inscrever até 21 de março de 2025 usando este link.

Esta rodada de credenciamento especial será realizada na Plataforma da Sociedade Civil, uma das mais recentes iniciativas do Departamento de Comunicações Globais da ONU (DGC) projetada para agilizar os processos de engajamento das organizações da sociedade civil.

Se sua organização ainda não tiver uma conta, siga os guias do usuário abaixo para começar:

As candidaturas serão analisadas com base em seus antecedentes e envolvimento na implementação e acompanhamento do ODS 6. O Presidente da Assembleia Geral elaborará a lista das organizações recomendadas e submetê-la-á aos Estados-Membros para sua consideração, sem objeção. As organizações aprovadas serão notificadas pelo Secretariado após a análise dos Estados-Membros.

Uma vez que uma organização ou entidade receba credenciamento especial, ela poderá registrar representantes para participar da Conferência da Água da ONU de 2026 e sua reunião preparatória.

Para obter informações adicionais sobre a Conferência da Água da ONU de 2026, consulte Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2026 | Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais 

FONTE: ONU – Conferência da Água da ONU 2026, Emirados Árabes Unidos, 2 a 4 de dezembro de 2026 – Chamada para Credenciamento Especial | Divisão de Desenvolvimento Social Inclusivo (DISD)