Belém/PA (07/03/2025) – Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram da inauguração da Base de Estabilização para a Fauna Aquática em Soure, na Ilha de Marajó (PA). A nova estrutura, localizada na Margem Equatorial, foi construída como parte das condicionantes ambientais para a pesquisa sísmica marítima realizada pela empresa TGS na região.
A inauguração da base faz parte de um amplo projeto de caracterização e monitoramento da fauna marinha no litoral dos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. Além dos analistas ambientais da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), a cerimônia contou com a presença de especialistas da Superintendência do Ibama no Pará.
Além da visita à nova base, a equipe do Ibama também realizou vistorias em outras instalações do projeto, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, incluindo centros de reabilitação de animais em Belém e Castanhal. Durante a missão, os técnicos também acompanharam as atividades de monitoramento em Bragança, no litoral leste do Pará.
“As bases de fauna e o monitoramento do litoral são instrumentos fundamentais para qualificar o atendimento aos animais marinhos em caso de impactos oriundos da indústria petrolífera”, afirmou André Favaretto Barbosa, analista ambiental da equipe responsável pelo licenciamento das pesquisas sísmicas marítimas no Brasil.
Essa construção reforça o compromisso do Ibama em ampliar a capacidade das instituições locais especializadas no resgate, pesquisa e reabilitação da fauna marinha. O projeto fortalece a infraestrutura física e a formação de mão de obra qualificada para o monitoramento dos impactos da atividade petrolífera offshore, promovendo uma atuação preventiva e eficaz na proteção da biodiversidade.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Base de atendimento à fauna na Margem Equatorial é inaugurada com participação do Ibama — Ibama
Deixe um comentário