ICMBio mobiliza equipes para monitorar e responder a possíveis focos que surgirem em unidades de conservação federais do estado

– Foto: Acervo ICMBIO

O mês de fevereiro marca o início da época mais crítica para incêndios florestais em Roraima. Por enquanto, não há nenhum incêndio nas unidades de conservação, mas, como forma de prevenção, o ICMBio instituiu uma estrutura de comando de incidentes. O objetivo é dar respostas rápidas e eficientes a possíveis eventos.

O Instituto mobilizou servidores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Cuniã-Jacundá (RO) e do Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), além de servidores e brigadistas do NGI Roraima (gestor das unidades em Roraima). Os servidores estão monitorando os focos de calor das unidades de conservação federais, fazendo a manutenção de aceiros, construindo bases para a operação e realizando rondas. 

Nos meses de novembro e dezembro, o ICMBio realizou atividades de prevenção a incêndios florestais na Estação Ecológica do Niquiá, Floresta Nacional de Roraima, Parque Nacional da Serra da Mocidade e Parque Nacional do Viruá, que juntas somaram mais de 4 mil hectares manejados. Esta operação foi realizada em parceria com o Prevfogo/Ibama, inclusive com o uso de tecnologias que permitem a realização de queimas prescritas em grandes áreas.  

Na avaliação de Bruno Campos, responsável pela gestão do fogo e comandante do incidente à época, as queimas prescritas demonstraram sua efetividade para controlar incêndios. “No incêndio do ano passado, notamos que as estratégias adotadas em 2023, no Parque Nacional do Viruá, conseguiram proteger a unidade com bastante eficiência, com pouca incidência de fogo no interior da UC”, avalia Campos.

A operação em Roraima também é a experiência-piloto para uma nova iniciativa proposta pelo Centro Especializado de Manejo Integrado do Fogo (CEMIF): os times de gerenciamento de incidentes. Esta inovação propõe a criação de equipes com funções pré-definidas no contexto do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), com períodos previamente estabelecidos e com transição de comando.

Comunicação ICMBio – Instituto Chico Mendes se prepara para início de temporada crítica de incêndios florestais em Roraima — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade