Ação foi realizada na região de Surucucu em colaboração com Agências da Casa de Governo

Foto Comando Conjunto Catrimani II

Como parte da Operação Catrimani II, as Forças Armadas realizaram na noite desta quarta-feira (26/02), em mais um esforço coordenado a partir de Boa Vista (RR), uma evacuação aeromédica na região de Surucucu, área do 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército, localizado na Terra Indígena Yanomami (TIY).

Foto 4º PEF – Exército Brasileiro

Após acionamento da Casa de Governo, o Comando Conjunto da Operação enviou o helicóptero H-60L Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, para prestar apoio logístico, a fim de resgatar um indígena ferido, o qual recebeu os primeiros socorros na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Surucucu.

Com o apoio das Forças Armadas e da equipe de remoção do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), o paciente foi transportado até a Base Aérea de Boa Vista, 330 Km de Surucucu. Na chegada, o indígena foi encaminhado ao Hospital Geral de Roraima pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foto Comando Conjunto Catrimani II

A ação empregou o método de Evacuação Aeromédica (EVAM) conhecido como Casualty Evacuation (CASEVAC), que envolve a remoção inicial do enfermo do local da ocorrência para um ponto onde possa receber cuidados médicos iniciais. Na aeronave, foi utilizado o equipamento de visão noturna, um dispositivo que permite voos mesmo em condição de escuridão total.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II

A “Catrimani II” é definida como uma ação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação cumpre a Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024 (publicação que dava início à missão).

Assessoria de Comunicação Social
Comando Conjunto Catrimani II

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor