Será realizada no próximo dia 1 de março de 2025, sábado, a 97ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: A Guerra de Espanha de 1801, a “Guerra das Laranja”, tendo como convidado “Manuel Amaral”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 5ª Temporada das Tertúlias Portugal – Brasil (Episódio 97):

97ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
5ª Temporada 
SÁBADO, dia 1 de março de 2025,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília)

TEMA: A Guerra de Espanha de 1801, a “Guerra das Laranja”

Apresentação: “Manuel Amaral”.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: A estratégia portuguesa desde o início das guerras da Revolução francesa foi manter o estatuto de neutralidade que tinha conseguido com as assinaturas do tratado do Prado de 1778, com a Espanha, e de 1782, com a Rússia. Quando a guerra se tornou uma guerra entra a França e a Grã-Bretanha, Portugal deixou de poder defender a sua política de neutralidade, porque, desde 1703, desde o tratado de Methuen, aceitava a hegemonia britânica nos mares, que a França atacava de novo.
A Guerra de 1801 mostrou que a estratégia militar seguida pelo governo português esteve à altura dos acontecimentos:
– Preparação defesa das províncias do norte, nunca atacadas;
– Defesa da fronteira do Alentejo, com retirada progressiva para Abrantes, e
– Defesa das fronteiras menos expostas da Beira e Algarve.
– Defesa das rotas marítimas e cooperação ativa com a Armada britânica.
– Conquista dos territórios a sul e a ocidente do Brasil a Espanha, conseguindo os objetivos perseguidos no tempo do governo do marquês de Pombal.

Sobre o convidado: Manuel Amaral nasceu em Luanda em 1955. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar. Professor de História das Teorias Político-Sociais até 2007, dirigiu o sector de documentação da Mediateca da TVI de 1994 a 1998, planeou, desenvolveu e dirigiu o arquivo digital do Grupo Forum e do Portal Terravista de 1998 a 2001, tendo sido responsável pelo arquivo audiovisual da Cofina e Media Livre até finais de 2024. É o criador e responsável de O Portal da História, na Internet desde 2001, tendo colaborado na editora Tribuna da História de 2004 a 2012. Tem escrito sobre o Exército no período compreendido entre 1793 e 1823, sendo autor de Olivença – 1801.e organizador de A Luta Política em Portugal em finais do Antigo Regime, 2010-2011, em três volumes.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil: 

  • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
  • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
  • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos