Ação de Educação Ambiental será realizada pelo Ibama em comunidades indígenas de Roraima
Brasília (28/01/2025) – Brigadistas indígenas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que atuam em Roraima, participarão de uma oficina de Educação Ambiental promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) relacionada ao Manejo Integrado do Fogo (MIF).
O Prevfogo/Ibama fará a atividade entre os dias 4 e 20 de fevereiro em quatro comunidades indígenas do estado. A capacitação é voltada para multiplicadores das etnias Xirixana/Yanomami, Macuxi, Wapichana e Taurepang, que atuam no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A estimativa é de que aproximadamente 100 pessoas participarão da oficina.
A Educação Ambiental é a principal ferramenta para sensibilizar e capacitar atores locais com a finalidade de monitorar, prevenir e combater incêndios florestais e queimadas não autorizadas. Os educadores ambientais serão disseminadores de atividades sustentáveis no âmbito do MIF, promovendo boas práticas nas bases das brigadas e nos locais onde existe o Programa de Brigadas Federais (comunidades indígenas, quilombolas, projetos de assentamento da reforma agrária).
A ação educativa contará com palestras, dinâmicas participativas e troca de experiências, fomentando a integração de saberes e o fortalecimento do “Eu no Coletivo”, um dos pilares do Projeto Pedagógico da Oficina de Educação Ambiental no Manejo Integrado do Fogo (OEAMIF), com foco na preservação e na recuperação de áreas degradadas nas terras indígenas de Roraima.
Em muitas comunidades, já há bastante conhecimento tradicional sobre o fogo. De acordo com o chefe do Serviço de Prevenção aos Incêndios Florestais do Prevfogo, Ricardo Augusto de Souza, “é importante valorizar a cultura tradicional e incentivar a adoção de alternativas ao uso do fogo”.
Participarão indígenas da Brigada Raposa, no município de Normandia, da Brigada Malacacheta, no município do Cantá, da Brigada Apoio Yanomami, municípios de Alto Alegre e Mucajaí, e da Brigada Yanomami, na comunidade Ajarani, no município de Caracaraí.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Manejo Integrado do Fogo é objeto de oficina com brigadistas indígenas — Ibama
Deixe um comentário