Projeto Harmonize, uma parceria do INPE com a Fiocruz, integra ciência, tecnologia e saberes locais para a promoção da saúde e sustentabilidade no Baixo Tocantins (PA)
No contexto das mudanças climáticas, projetos integrados que unem ciência, tecnologia e saberes locais são fundamentais para enfrentar os complexos desafios em regiões vulneráveis. Um exemplo é o Projeto Harmonize, liderado por instituições como a Fiocruz, o INPE e o Barcelona Supercomputing Center, que atua na região do Baixo Tocantins (PA) para instrumentalizar os municípios e propor soluções inovadoras e sustentáveis para problemas ambientais, sociais e de saúde, em áreas urbanas, periurbanas e em comunidades rurais.
Pesquisadores do INPE têm desempenhado um papel crucial no mapeamento de áreas suscetíveis à transmissão de doenças. Utilizando imagens de drones para o mapeamento das paisagens, a equipe do Instituto realiza sobrevoos que permitem identificar feições que apresentam significativa importância para doenças de transmissão vetorial como dengue, leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas. Como exemplo dessas feições, são identificadas nas imagens áreas de acúmulo de água, como piscinas sem tratamento, reservatórios de água sem tampa, tanques de piscicultura, lixo espalhado nas ruas, em quintais e em terrenos desocupados, além de áreas de descarte de pneus, que são potenciais criadouros de vetores de doenças. Conforme explica Sidnei Sant’Anna, tecnologista do INPE, as imagens capturadas pelas câmeras do drone são processadas para gerar informações detalhadas sobre esses elementos e os tipos de cobertura da terra, como água, vegetação e áreas construídas, presentes em todos os ambientes mapeados. Esses dados são essenciais tanto para iniciativas em saúde pública quanto para estudos ambientais. Esses elementos foram indicados durante oficinas realizadas nos anos de 2023 e 2024, em atividades de cartografia participativa, pelos representantes da área de saúde e outras lideranças locais.
Em setembro de 2024, durante a campanha de campo do projeto, além das oficinas organizadas com a participação dos representantes locais de saúde e da realização de sobrevoos com drones, foram instaladas duas estações meteorológicas para monitoramento do clima e do nível do rio Tocantins. As lideranças do projeto também entregaram às autoridades locais um boletim denominado Amazônia em Diálogo: Construindo Pontes em Busca de Soluções para os Desafios das Mudanças Climáticas. O documento destaca propostas para melhorar a saúde, o saneamento e a educação nas comunidades afetadas, além de sugerir estratégias para mitigar os impactos climáticos e ressaltar a importância do fortalecimento da fiscalização para redução do desmatamento, que tem apresentado impactos importantes na saúde da população.
A abordagem do Projeto Harmonize reforça a importância da integração entre ciência, tecnologia e conhecimento local na busca por soluções sustentáveis para os desafios decorrentes das mudanças climáticas.
FONTE: Trabalho conjunto entre INPE e Fiocruz promove a saúde em região da Amazônia — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – (VER GALERIA DE FOTOS)
Deixe um comentário