MANAUS (AM) – A Science, uma das revistas científicas de maior prestígio do mundo, vai publicar, pela primeira vez, um artigo científico assinado por indígenas brasileiros. A informação é do jornalista e colunista do jornal O Globo, publicada nessa quarta-feira, 11. Fundada em 1880, a revista se tornou a maior publicação mundial de pesquisas inovadoras, notícias científicas e de comentários com a maior circulação paga.
De acordo com o colunista, o texto será publicado na próxima quinta-feira, 12, e resume os conhecimentos sobre os povos do Alto Rio Negro, no Amazonas, por pesquisadores indígenas das etnias Tuyuka; Tukano; Bará; Baniwa e Sateré-Mawé. Os textos foram vinculados com o projeto do Brazil LAB, da Universidade de Princeton, em parceria com não indígenas.
Revista
Fundada pelo americano Thomas Edison, a Science se tornou, ao longo de mais de 140 anos, a maior revista de ciências revisada por pares do mundo.
Com sede em Washington, capital dos Estados Unidos da América, a revista científica conta com artigos de pesquisa originais revisados por pares; notícias e cobertura editorial, incluindo edições especiais, editoriais, notícias semanais e perspectivas sobre avanços científicos escritos por cientistas; link de referência para citações e recursos relacionados em Medline/Pubmed, Web Of Science, Scopus, Google Acadêmico, Embase e CrossRef; citação de artigos em Web Of Science, Scopuse CrossRef; e escopo internacional com autores correspondentes em todo o mundo.
Indígenas no Brasil
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no País saltou de 896.971, em 2010, para 1.693.535 pessoas em 2022, um aumento de 88,82%. Os povos originários representam cerca de 0,83% do total de habitantes. Ainda segundo a pesquisa, 51,2% estão na região da Amazônia Legal.
Por Ana Pastan – Com informações do O Globo – Science vai publicar artigo assinado por cientistas indígenas – Revista Cenarium
Relacionadas:
Science vai publicar artigo assinado por cientistas indígenas – Agência Cenarium
Turismo comunitário revoluciona Terras Indígenas na Amazônia – Agência Cenarium
Deixe um comentário