BOA VISTA (RR) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, neste mês, os dados do último Censo Demográfico sobre a quantidade de localidades indígenas distribuídas em todos os Estados e no Distrito Federal. Roraima ficou em quinto no ranking geral, com 718 localidades, um porcentual de 8,38%.

Dentre os 20 municípios brasileiros com mais localidades indígenas, 18 pertenciam à Região Norte (Composição: Weslley Santos/CENARIUM) – Imagem postada em: Revista Cenarium

As localidades indígenas são os lugares no qual há presença de um aglomerado de indígenas, seja em zona rural ou urbana. Conforme o IBGE, para realizar o levantamento dos dados, as equipes utilizaram alguns critérios, como concentração dos domicílios, por meio de consultas livre, prévia e informada às principais organizações indígenas do País, assim como o auxílio de órgãos nacionais, pesquisadores e representantes de diferentes segmentos da sociedade.

Os dados são do ano de 2022 e o Brasil registrou 8.568 localidades indígenas no território. Dentre os 20 municípios brasileiros com mais localidades indígenas, 18 pertenciam à Região Norte. No total, sete das 20 cidades estavam no Amazonas, quatro em Roraima, quatro no Maranhão, três no Pará, e uma no Mato Grosso e Pernambuco.

O Estado de Roraima também esteve em destaque neste quesito, já que o município de Alto Alegre (RR) apresentou 168 localidades, sendo o segundo município com maior quantidade, ficando atrás apenas de São Gabriel da Cachoeira (AM), com 505.

Para Fernando Damasco, gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, o mapeamento das localidades indígenas é realizado pelo IBGE como uma preparação para o Censo.

Após a coleta das informações, foi complementado com as informações georreferenciadas dos endereços das pessoas indígenas recenseadas. Como critério utilizado para a análise espacial dos dados de endereços, foram considerados todos os lugares que contavam com, ao menos, 15 pessoas declaradas indígenas e cujos domicílios apresentassem contiguidade domiciliar, conforme critérios que variavam entre as áreas urbanas e rurais, e de acordo com a situação geográfica em que as localidades estavam inseridas”, explicou.

Dentre as localidades indígenas contabilizadas, 6.130 (71,55%) estavam situadas em terras indígenas declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como reservas indígenas na data de referência do Censo, enquanto 2.438 (28,45%) localidades encontravam-se fora dessas áreas.

Uma das características da pesquisa é que a maioria das localidades indígenas estavam localizadas em zona rural, com 8.189 (96,00%). Por outro lado, apenas 378 (4,00%) foram identificadas em situação urbana.

Censo Demográfico 2022

Localidades indígenas, apresenta o mapeamento das localidades indígenas e dos demais locais de concentração de pessoas indígenas existentes no País, produzido inicialmente no âmbito da atualização da Base Territorial Censitária e aperfeiçoado a partir da identificação das concentrações espaciais de pessoas declaradas indígenas.

FONTE: REVISTA CENARIUM – Roraima fica entre Estados com maior número de áreas indígenas

RELACIONADA: Roraima fica entre Estados com maior número de áreas indígenas – Agência Cenarium