Análise da InfoAmazonia sobre os dados anuais de desmatamento da Amazônia Legal, medidos pelo Prodes, do Inpe, traz, além da taxa geral de desmatamento, uma avaliação da região da AMACRO e desmate por tipo de território, como terras indígenas e unidades de conservação, em todos os estados amazônicos.

Imagem postada em: INFOAMAZONIA

No início de novembro, o governo federal divulgou a taxa anual de desmatamento da Amazônia Legal, medida pelo Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) Programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que monitora o desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz desde 1988 as taxas anuais de desmatamento na região.

 Pelo segundo ano consecutivo, a região registrou uma queda no índice: 6.288 km² foram devastados entre agosto de 2023 e julho de 2024, contra 9.001 km²  no período de agosto de 2022 a julho de 2023 — uma redução de 30%.

Esses dados são referentes às áreas consideradas prioritárias pelo Inpe, que concentram 96% das áreas desmatadas no período anterior. No primeiro semestre de 2025, o instituto deverá divulgar a taxa do Prodes consolidada para toda a região.

Por Carolina PassosRenata Hirota

CONTEÚDO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: INFOAMAZONIA  (VER GRÁFICOS, MAPAS E IMAGENS)

VER MAIS EM: Prodes 2024: AMACRO tem queda de 38% e RR é único estado com alta na taxa