A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu o primeiro Seminário Regional de Educação Profissional e Povos Indígenas, entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Amazonas. A iniciativa é fruto de um projeto da Funai com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo é oferecer elementos e subsídios para a implantação de uma política específica de educação profissional dos povos indígenas, com ênfase em gestão ambiental, territorial, sustentabilidade e promoção da cidadania.
O Seminário, realizado em parceria com Institutos Federais e participação de organizações indígenas, foi o primeiro entre quatro que devem acontecer, ainda sem data definida. O evento ocorreu no campus do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) no município de Tabatinga (AM) e contou com a participação de mais de 120 pessoas, entre alunos, professores e indígenas dos povos Tikuna, Kokama, Sateré-Mawé e outros da região do Médio e Alto Solimões, indicados por associações indígenas.
A Funai atuou na construção e gestão do projeto que deu origem ao Seminário e no apoio logístico para a realização do evento. A atuação da autarquia no projeto está voltada a providenciar ações que combatam a exclusão, principalmente da juventude, do acesso ao ensino médio, ao ensino médio técnico e à educação profissional como um todo.
A Funai não executa as políticas de educação. No entanto, é responsável por propor e orientar a política indigenista, em parceria com outros órgãos, instituições, estados e municípios, para promover e proteger os direitos dos povos indígenas. A Funai também atua para assegurar a autonomia das comunidades na gestão dos territórios que tradicionalmente ocupam.
No âmbito da Funai, o projeto foi construído pela Coordenação de Educação (CGPC) e pela Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) e contou ainda com o apoio da Coordenação Regional (CR) do Alto Solimões — unidade descentralizada da Funai.
Participaram do primeiro Seminário servidores da Funai e representantes do IFAM e das associações indígenas do Médio e Alto Solimões, da Organização dos Professores Tikuna Bilíngue, da Organização dos Professores Kokama, Associação das Mulheres Tikuna, Coletivo de Jovens Tikuna e de outros povos.
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