Reforçando o compromisso com a preservação da memória histórica e o fortalecimento dos laços culturais na faixa de fronteira, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/8º BIS) inaugurou a Praça dos Canhões em frente ao Auditório Amazônia Régia, na área patrimonial da Unidade.

O espaço abriga os dois canhões históricos do antigo Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, encontrados por pescadores locais e pelo 1º Tenente César Augusto Mendes, e resgatados por militares do CFSol/8º BIS durante a severa estiagem do rio Solimões em 2024. Os artefatos, que permaneceram submersos desde 1932, e trazidos de volta para o Batalhão, agora simbolizam o legado dos nossos antecessores e a importância histórica do Exército na região.

O evento contou com a exposição de outros materiais resgatados do fundo do rio e a premiação das três melhores fotos do concurso de fotografia promovido pelo CFSol/8º BIS. Todas essas atividades reforçam a valorização e a preservação do patrimônio histórico e cultural da região do Alto Solimões, sob a guarda do Exército Brasileiro e disponível à comunidade local.

“EXÉRCITO PRESENTE, AMAZÔNIA PROTEGIDA”

Ver galeria de fotos em: EXÉRCITO BRASILEIRO

FONTE: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Comando de Fronteira Solimões inaugura Praça dos Canhões em Tabatinga

RELACIONADA: Praça dos Canhões   Vídeo | FacebookFacebook