MANAUS (AM) – O Rio Negro voltou a descer em Manaus e alcançou nova mínima histórica para a região em mais de 120 anos. Na sexta-feira, 1°, o nível da medição estava em 12,18 metros. A descida do nível das águas ocorre após uma subida entre os dias 17 e 25 de outubro. Os dados são do Porto de Manaus.

Estiagem no Porto de Manaus (Luiz André/Revista Cenarium)
Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

O mês de outubro, de acordo com os dados disponibilizados no site do Porto, encerrou com 12,18 metros permanecendo assim até sexta-feira. Em 2023, o rio chegou a 12,70 metros, superando o registro de 2010, que, até então, era a menor cota registrada, quando alcançou 13,63 metros.

O Serviço Geológico do Brasil, que também monitora os níveis do rio, divulgou, no último dia 29, o 45º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, onde apontou a marca de 12,22 metros do Rio Negro.

“Essa é a menor cota já observada desde o início da série histórica, em 1902; ou seja, em 122 anos”, afirma o órgão. De acordo com as informações divulgadas, o ritmo de declínio tem sido de 5 centímetros por dia.

Segundo o SGB, por meio da pesquisadora Jussara Cury, essa é a parte final do processo de vazante. “O período chuvoso ainda não se consolidou na bacia. Por isso, antes de iniciar as subidas, o rio ainda passará por essas variações de nível”, disse.

O Rio Solimões também voltou a apresentar mínima nos municípios de Tabatinga, distante a 1.108 quilômetros de Manaus, e em Manacapuru, a 68 quilômetros da capital amazonense. Na Bacia do Rio Amazonas, o nível também desceu no município de Itacoatiara, chegando novamente à mínima de -11 centímetros. Também foram observados declínios em Parintins, a 369 quilômetros da capital.

População afetada
O Governo do Amazonas declarou situação de emergência em todos os 62 municípios por causa da estiagem severa que afeta o Estado. Segundo o boletim estiagem divulgado nessa sexta-feira, 2, mais de 200 mil famílias estão sendo impactadas pela estiagem.

Por: Ana Pastana – Da Cenarium – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Rio Negro volta a alcançar mínima histórica em Manaus