Com o objetivo de manter a soberania e proteção da Amazônia Ocidental, colaborando no enfrentamento aos crimes transfronteiriços e ambientais, uma das Vocações Estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA), o 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF) – Ipiranga realizou uma grande apreensão de munições e carne de pesca ilegais, tropa subordinada ao Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS, na área de responsabilidade da 16ª Bda Inf Sl.

Imagem postada em: CMA EB

Durante mais um Reconhecimento de Fronteira (REFRON), atividade que faz parte da Operação ESCUDO, na calha do Rio Içá, região próxima à fronteira com a Colômbia, militares do 2º PEF apreenderam cerca de uma tonelada de carne de pirarucu sem documentação legal, espécie de alto valor comercial, estando sob defeso permanente naquela área do País. Além da carne, foram apreendidas mais de 2.000 munições de calibre 16, de igual forma, sem registro apropriado que, possivelmente, seriam usadas em atividades de caça/pesca da fauna local. Esse material representa uma grave ameaça à biodiversidade e à segurança da região amazônica.

A carne de pirarucu estava imprópria para consumo humano, sendo descartada de maneira adequada. Já as munições serão entregues às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.

A Operação Escudo é uma ação permanente do CMA, durante os 365 dias do ano e de forma diuturna, por meio da ação dos PEF, em importantes pontos de entrada e saída no território nacional, colaborando no combate aos crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços. A apreensão demonstra a ação enérgica e permanente dos militares do CMA e assegura a presença do Estado em áreas remotas, protegendo a nossa Amazônia e mantendo a soberania nacional naquela região.

FONTE: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO Operação Escudo: Cerca de uma tonelada de carne de caça é apreendida no Vale do Javari – (VER GALERIA DE FOTOS)