Atividade garimpeira causava diversos danos socioambientais.

Palmas (31/10/2024) – Operação de combate à atividade de garimpo ilegal de ouro realizada entre os dias 21 e 25 de outubro no município de Dianópolis (TO), sudeste do estado, resultou na aplicação de quatro autos de infração, que totalizaram cerca de R$ 100 mil em multas, além da apreensão de 500 gramas de mercúrio metálico e de sete unidades de explosivo usados na atividade garimpeira.

Os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, flagraram a atividade ilegal causando diversos danos socioambientais, como desmatamento, desagregação de taludes do solo, contaminação do solo, da água e do ar com mercúrio, com possível contaminação de pessoas e animais no entorno da atividade, e aplicaram quatro termos de embargo. Um infrator foi encontrado no local no momento da operação.

A operação, nomeada como Pedra Santa, reforça o compromisso do Ibama em combater práticas ilegais que impactam gravemente o meio ambiente, garantindo a preservação dos recursos naturais e a segurança da população.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama interrompe atividade de garimpo ilegal de ouro no Tocantins — Ibama