A programação intensa com dezenas de atividades acontecerá em duas bases físicas da instituição, primeiro no Parque Zoobotânico, no centro da cidade, e depois no Campus de Pesquisa, na Terra Firme, bairro periférico de Belém. Na realização do evento, a instituição mobiliza mais de 100 pessoas, entre pesquisadores, tecnologistas, educadores, pós-graduandos, bolsistas, comunicadores e técnicos, que se dedicarão a explicar os bastidores da pesquisa científica e o conhecimento produzido para cerca de 2 mil alunos, professores e curiosos.
Agência Museu Goeldi – Nos dias 21 e 22 de novembro, você tem a oportunidade de matar sua sede de saber como os cientistas descobrem as mais diversas informações sobre os processos naturais e humanos. É quando acontece a edição 2024 do Museu de Portas Abertas, um programa-chave do processo de popularização da ciência desenvolvido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e organizado por suas áreas de Pesquisa, Comunicação e Extensão, com o envolvimento da equipe da Administração. Nesses dois dias, seja no Parque Zoobotânico ou no Campus de Pesquisa, o cotidiano da instituição é tomado pela alegria do encontro com o público, de explicar e mostrar o trabalho dos produtores de conhecimento científico, dos que salvaguardam o conhecimento, dos que educam e comunicam sobre a ciência, o patrimônio, a cultura e a Amazônia.
O evento tem a sua programação vinculada à agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como temática neste ano “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
A edição de 2024 tem novidades. A programação concentrou as atividades em apenas dois dias e apresenta um forte componente de Tecnologias Sociais, disponibilizando aos participantes visitas guiadas temáticas em coleções, laboratórios e exposições, experimentos, oficinas, conversas com os pesquisadores e atividades lúdicas.
As inscrições para escolas, professores, estudantes e curiosos interessados no evento já está disponível. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição para grupos escolares.
Inscrições para as palestras do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NIT pela tarde no Parque, clique aqui.
O Laboratório de Comunicação Pública da Ciência do Museu Goeldi organiza turmas pela manhã e à tarde, tanto no Parque Zoobotânico quanto no Campus de Pesquisa, na Oficina de Jornalismo “Visões da Ciência: de estudante para estudante”, se inscreva aqui.
Se você tem dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Visitas Guiadas (NUVOP) via e-mail: [email protected]
História – Com uma trajetória em constante evolução, que começou em 1985, o Museu de Portas Abertas é um processo proposto e desenvolvido pela educadora Helena Quadros, falecida em 2021 em decorrência de complicação da Covid-19. O programa surgiu inicialmente para atender uma reivindicação de comunitários do bairro da Terra Firme, todavia, a adesão e o tamanho da ação educativa foi se expandido no decorrer dos anos, assim como sua integração a grandes eventos nacionais. O Portas Abertas é realizado anualmente envolvendo todos os setores do Museu Goeldi.
Texto: Luiz Henrique Pimenta e Joice Santos – Edição: Joice Santos – Publicação: Goeldi realiza o Museu de Portas Abertas 2024 nos dias 21 e 22 de novembro — Museu Paraense Emílio Goeldi
VER PROGRAMAÇÃO EM: MUSEU GOELDI
Deixe um comentário