Espaço apresenta iniciativas brasileiras frente às mudanças climáticas
O Brasil inaugurou nesta terça-feira (12) um pavilhão de participação social na COP29, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece até o dia 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão.
O espaço, que traz como tema Caminhos para Transformação Ecológica, é um local de encontro, diálogos e apresentações das iniciativas brasileiras de enfrentamento às mudanças climáticas.
Representando o Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o protagonismo do país nos debates e negociações globais sobre o tema e afirmou que o Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, a energia elétrica mais limpa, sendo 85% hidráulica, solar, elétrica e de biomassas, e possui o melhor biodiesel do mundo, com percentual de 14% misturado à gasolina.
Alckmin destacou ainda a regulamentação do mercado de carbono no Congresso Nacional, a redução do desmatamento na condução do país para zerar o problema e a entrega da nova NDC, a Contribuição Nacionalmente Determinada, que estabelece uma meta de redução de emissões e que considerou extremamente ousada.
Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva destacou que as ações em discussão no encontro em Baku conduzirão o Brasil a receber a COP da Implementação, a COP30.
Sobre a ambição brasileira de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que será apresentada nesta quarta-feira (13) na COP29 de Baku, Marina Silva destacou a importância do Brasil ser referência mundial.
FONTE: EBC – Brasil inaugura pavilhão de participação social na COP29 | Radioagência Nacional
VER MAIS EM:
- COP 29 começa com acordo para regular mercado global de carbono — Agência Gov
- Na COP 29, Ministério da Gestão defende Estado forte para enfrentar mudanças climáticas — Agência Gov
- Na COP 29, Alckmin projeta Brasil como protagonista da nova economia global — Agência Gov
- COP 29: conheça curiosidades do maior evento sobre mudanças climáticas do mundo — Agência Gov
- MME debate a importância de ampliar investimentos para triplicar fontes renováveis e melhorar eficiência energética — Agência Gov
- “O Brasil precisa garantir a soberania alimentar e tirar todos os brasileiros do mapa da fome até 2026”, afirmou Paulo Teixeira — Agência Gov
- MPI defende o financiamento direto para comunidades e a proteção dos territórios indígenas — Agência Gov
- “Estamos aqui para mostrar o nosso papel no enfrentamento às emergências climáticas”, diz Renan Filho — Agência Gov
- Estande Brasil: turismo sustentável e preservação da Amazônia em foco — Agência Gov
Deixe um comentário