Forças Armadas mobilizam apoio logístico para atender ao Centro de Referência de Saúde Indígena em Surucucu e à Comunidade Indígena de Xitei, na Terra Indígena Yanomami
Boa Vista (RR) – No dia 22 de novembro, as Forças Armadas realizaram o transporte de cinco caixas d’água para suprir o Centro de Referência de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. Com isso, cerca de 5 mil indígenas serão beneficiados.
As caixas d’água, que possuem capacidade de cinco mil litros cada, pesando meia tonelada, foram transportadas por um caminhão do 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl), de Boa Vista até o município de Alto Alegre, em seguida, por carga externa pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), até Surucucu.
No dia 25 de novembro, os militares transportaram uma barraca, tipo “better shelter” karpa completa, que irá servir de alojamento para os agentes da Força Nacional de Segurança Pública que estão provendo segurança aos colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da comunidade indígena de Xitei, localizada a 345 km da cidade de Boa Vista. A missão foi apoiada pela aeronave do Exército Brasileiro (EB), HM-4 Jaguar.
As ações fazem parte dos esforços logísticos e operacionais da Operação Catrimani II para atuar em outras frentes, como auxiliar na melhoraria das condições de saúde dos yanomami, bem como a infraestrutura para o abastecimento de água, além de combater o garimpo.
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Deixe um comentário