SGB é destaque em Congresso com pesquisa sobre a seca do Amazonas de 2023

Décima edição do Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024) foi  realizada na Universidade do Minho

Foto: Divulgação SGB

Portugal (PT) – A estiagem severa que acometeu o Amazonas, os efeitos nas populações ribeirinhas e os fatores climáticos e hidrológicos que contribuíram para o fenômeno  foram o tema do estudo “A vazante de 2023 na Bacia do Amazonas como evento extremo e seus impactos nas cidades”.  A pesquisa foi apresentada durante o 10º Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024), realizado de 16 a 18 de outubro, na Universidade do Minho, em Portugal.

A Superintendente Regional de Manaus (SUREG-MA), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Jussara Cury, apresentou o artigo destacando a relação entre os níveis do rios e impactos urbanos, como a interferência no abastecimento de água, fluxo de transporte fluvial e o aumento no custo de alimentos.

Imagem: Divulgação SGB

“O objetivo do estudo foi criar uma linha do tempo dos eventos que correlaciona o monitoramento hidrológico com os impactos observados nas cidades amazônicas da vazante ocorrida no ano passado, principalmente na calha do Rio Solimões”, explica Jussara Cury.

O artigo foi elaborado também pelos pesquisadores em geociências Luciana Loureiro, André Martinelli e Renato Cruz, e é resultado do relatório técnico anual da Bacia do Amazonas, tendo como base os boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil e registros das Defesas Civis dos Estados atingidos.

O trabalho destaca ainda dados importantes como o recorde da cota de 12,70 do Rio Negro, tendo atingido a maior vazante nos últimos 121 anos, recorde novamente batido na seca deste ano. A pesquisadora do SGB  também destacou que a seca deste ano foi tão severa devido à falta de recuperação da bacia após a estiagem de 2023.

O PLURIS é uma série bienal de congressos iniciada em 2005 e resulta da parceria de investigadores portugueses e brasileiros, que têm lugar alternadamente no Brasil e em Portugal. A edição deste ano foi sediada na cidade de Guimarães e teve como temática central “Cidades e Territórios em Transição”.

O evento, que reúne profissionais, docentes e estudantes diversos, é uma oportunidade para fortalecer a capacidade científica com a divulgação de produtos e serviços e a participação do SGB contribui para o Sistema de Alerta Hidrológico. Além disso, os artigos apresentados no evento irão compor os Anais do Pluris, com ISBN.

Nicole Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – SGB é destaque em Congresso com pesquisa sobre a seca do Amazonas de 2023 – SGB 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *