A ação resultou na apreensão de diversos artefatos e espécimes da fauna silvestre, como forma de combate ao tráfico de produtos da biodiversidade e animais silvestres

Foto: Polícia Federal DPF

Belém/PA. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Receita Federal, realizou a Operação Hermes no Aeroporto Internacional de Belém, na última quinta-feira (17/10). A ação resultou na apreensão de diversos artefatos e espécimes da fauna silvestre, como forma de combate ao tráfico de produtos da biodiversidade e animais silvestres.

Durante a operação, foram confiscados três cocares e um chocalho, feitos com penas de aves silvestres; 11 espécimes da fauna brasileira, incluindo duas serpentes, uma cabeça de lagarto, um escorpião, duas rãs, três centopeias e duas lesmas. Os itens e animais, todos sem vida, estavam nas bagagens de passageiros. Um dos cocares foi encontrado com uma passageira portuguesa que retornava a Portugal, enquanto os outros dois foram apreendidos com passageiros franceses a caminho de Zurique, na Suíça. Espécimes silvestres também foram localizados com um passageiro brasileiro com destino a Macapá/AP.

Todos os passageiros que transportavam os animais e os artefatos foram autuados por infrações administrativas e os materiais foram apreendidos, em procedimentos feitos pelo Ibama.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – PF, em ação conjunta, deflagra a Operação Hermes em combate ao tráfico de produtos da biodiversidade e animais silvestres — Polícia Federal 

Relacionada: Ibama realiza Operação Hermes, em Belém, e apreende animais silvestres e artefatos ilegais — Ibama