Estirão do Equador (AM) – Após o naufrágio de uma embarcação na Comunidade de Palinares, no rio Javari, militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira, do Comando de Fronteira Solimões / 8° Batalhão de Infantaria de Selva, realizaram o resgate de 23 pessoas que se deslocavam para exercer o direto ao voto em Estirão do Equador.
O resgate ocorreu na madrugada deste domingo, 6 de outubro, e contou com o apoio das embarcações do 4º PEF, que transportaram os náufragos até a Base do Pelotão. Os resgatados receberam toda atenção médica pela equipe militar de saúde do Pelotão, antes de retornarem aos seus lares.
A rápida ação destaca a importância e a prontidão dos militares na região, marcando presença do Estado no Vale do Javari, em condições de manter a vigilância e soberania, além de colaborar no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais em áreas isoladas da Amazônia Ocidental.
Fonte: Comando Militar da Amazônia – Militares do Exército resgatam náufragos no Vale do Javari (AM) – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br)
Relacionadas:
- Militares do Comando Militar da Amazônia resgatam náufragos no Vale do Javari (AM) (eb.mil.br)
- Eleitores são resgatados após naufrágio de embarcação no Amazonas | Radioagência Nacional (ebc.com.br) – Um grupo de 23 pessoas foi resgatado após naufrágio de uma embarcação na Comunidade de Palinares, no rio Javari, na Terra Indígena Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte. As 23 pessoas estavam em deslocamento para votar neste domingo (6) na comunidade de Estirão do Equador, extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, a 2 mil quilômetros da capital Manaus. O barco naufragou durante a madrugada e 23 pessoas foram resgatadas sem ferimentos por militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Comando Militar da Amazônia (CMA).