Atuação ocorre em complemento às ações de Busca e Salvamento iniciadas após deslizamento de terra

Militares da Marinha percorrem “praia” formada pela estiagem para atender comunidade ribeirinha isolada – Imagem: Marinha do Brasil – Fonte: Agência Marinha de Notícias

Em complemento às ações de Busca e Salvamento na região do Porto da Terra Preta, militares da Marinha do Brasil (MB) promoveram Ações de Assistência Hospitalar em comunidades da zona rural de Manacapuru, interior do Amazonas (AM). Nos dias 9 e 10 de outubro, a equipe de saúde do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” realizou procedimentos médicos e odontológicos e distribuiu medicamentos para os moradores das comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nova Jerusalém.

“Agradeço a vocês pelos atendimentos e quero que retornem mais vezes. Não só para mim, mas para todos que estão aqui, pois conseguir uma consulta ou medicamento é muito difícil”, afirmou Aristê Nilce de Sousa Coelho, moradora da comunidade de Nova Jerusalém.   

Nos dois dias de atendimento, foram realizados 719 procedimentos de saúde, incluindo consultas médicas e odontológicas. Também foram distribuídos 1.052 medicamentos e 127 kits odontológicos.

“A comunidade agradece muito pela visita da equipe. Realmente a gente está precisando muito. Estamos passando por um período de estiagem e a logística se torna muito difícil para chegar em uma UBS ou posto de apoio”, explicou a agente comunitária de saúde Eliane Bernardo. 

Deslizamento do Porto da Terra Preta

O deslizamento de terra ocorreu na última segunda-feira (7). Para apoiar nas buscas às vítimas, a MB mobilizou 2 Navios de Assistência Hospitalar (NasH “Carlos Chagas” e “Soares de Meirelles”), 1 helicóptero “Esquilo” (UH-12) do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), 1 Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada (LOpRiB “Poraquê”), além de mergulhadores e Fuzileiros Navais.

As operações de busca foram coordenadas e realizadas em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura de Manacapuru, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

No dia 9 de outubro, uma equipe de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental (CFAOC) encontrou um corpo no rio Solimões nas proximidades do porto. No dia seguinte, 10 de outubro, o corpo da segunda vítima foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros.

Por Agência Marinha de Notícias – Militares da Marinha levam Assistência Hospitalar a moradores de Manacapuru (AM) | Agência Marinha de Notícias 

Relacionadas: