Forças Armadas mobilizam apoio logístico na Operação TUCUMÃ para combater os efeitos da seca

No contexto da Operação TUCUMÃ, as Forças Armadas estão trabalhando no auxílio aos povos originários e comunidades amazônidas afetadas pela seca severa na Amazônia Legal. A mobilização logística envolve a distribuição de recursos como alimentos, água e kits de tratamento de água, necessários para enfrentar a escassez na região.

Aldeias indígenas isoladas nos municípios de Coari, Juruá, Fonte Boa, Maraã e Uarini, no Amazonas, recebem ajuda humanitária. – Imagem postada em: CMA EB

A operação combina esforços logísticos e operacionais para garantir que a ajuda humanitária chegue de forma eficiente e rápida aos que mais precisam. Entre as ações realizadas, destaca-se a preparação e distribuição de 672 cestas de alimentos e 168 kits de tratamento de água, para garantir a subsistência de famílias ribeirinhas em situação de vulnerabilidade. Os militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) envolvidos na operação, empregaram uma viatura 5 TON para o recebimento e armazenamento dos insumos, que estão sendo entregues à população junto a agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

Esse esforço faz parte de uma mobilização interagência, que conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por fornecer os insumos que estão em processo de distribuição. No primeiro momento, as Forças Armadas atuaram no recebimento e logística de armazenamento, utilizando seus meios operacionais para que os itens chegassem às populações mais necessitadas. A próxima fase é a distribuição nas aldeias indígenas isoladas dos municípios de Coari, Juruá, Fonte Boa, Maraã e Uarini, no Amazonas. Neste domingo, 13 de outubro, a aeronave UH-15 – Super Cougar da Marinha do Brasil realizou a entrega de água potável e caixas de leite na aldeia Monte Sião, em Coari, junto com agentes do DSEI Médio Solimões.

Ajuda humanitária chega a Tefé, no Amazonas, a bordo do navio NASH – Oswaldo Cruz do 9º Distrito Naval. – Imagem postada em: CMA EB.

A abrangência da Operação TUCUMÃ não se limita à distribuição de alimentos e kits de tratamento de água. Por meio do 9º Distrito Naval utilizou o navio NASH – Oswaldo Cruz foram transportadas 40 toneladas de água em galões de 20 litros, que chegaram ao município de Tefé, no Amazonas. Essa ação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira busca mitigar os impactos da seca em diferentes áreas da Amazônia.

Imagem postada em: CMA EB.

A Operação TUCUMÃ é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, com o emprego temporário e episódico em atividades de apoio às ações de combate a incêndios e à estiagem na Amazônia Legal, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 4.454, de 17 de setembro de 2024.

Fonte: Comando Operacional Conjunto Tucumã – Força Terrestre Componente CAMBYÇARA – Publicada em: CMA EB Forças Armadas mobilizam apoio logístico na Operação TUCUMÃ para combater os efeitos da seca (eb.mil.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *