MANACAPURU (AM) – Um deslizamento de terra provocou o desabamento do Porto de Manacapuru, a 69 quilômetros de Manaus, deixando pessoas desaparecidas. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira, 7, no bairro Terra Preta, uma área próxima ao porto de embarque e desembarque de mercadorias.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas e estão no local realizando buscas. As autoridades ainda não confirmaram o número de desaparecidos, mas a operação de resgate continua. Em um dos vídeos divulgados por moradores, é possível ver uma mulher sendo resgatada com vida.
Uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) deixou agora a pouco o porto após um deslizamento de terra provocar o desabafamento de parte do porto da cidade. As equipes do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e da Guarda Civil Municipal estão no local. O acesso à área está fechado neste momento por equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Um dos familiares, identificado como Cléber, disse à CENARIUM que não tem informações sobre o tio, que estava com o barco ancorado local.
“Eu só queria saber se ele pegou o barco e subiu ali para cima, ou se ficaram parados. Eles não querem deixar a gente descer e não dão informação de nada”, disse.
Informações apuradas pela CENARIUM indicam que uma criança de 6 anos morreu durante o acidente. Outras 5 e mais 4 adultos estão desaparecidos. O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo (Republicanos), informou que até o momento, 7 pessoas deram entrada nos hospitais do município.
Em nota, o Governo do Amazonas disse que o porto é responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas. A reportagem entrou em contato com o órgão e aguarda retorno.
Agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe no município. A estrutura das unidades de saúde na capital também está pronta para receber possíveis feridos. Mais informações serão divulgadas em breve.
CONTEÚDO NA ÍNTEGRA EM: Revista Cenarium – VER GALERIA DE FOTOS
FONTE: Dezenas estão desaparecidas após desabamento em porto no AM (revistacenarium.com.br)
Relacionadas:
- Desbarrancamento de terra em Porto de Manacapuru deixa desaparecidos – Revista Cenarium
- Porto em Manacapuru, no Amazonas, desaba em meio a obras | Agência Brasil (ebc.com.br)
- Autoridades se mobilizam após acidente em Porto de Manacapuru (revistacenarium.com.br) – No final da tarde desta segunda-feira, 7, equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) aplicaram a área isolada nas proximidades do acidente. A CENARIUM apurou que as equipes constataram rachaduras e determinaram a evacuação do local.
- Três desaparecem e sete ficam feridos em deslizamento no AM, diz Defesa Civil (revistacenarium.com.br) – A Defesa Civil de Manacapuru (AM) divulgou, na noite desta segunda-feira, 7, os nomes das possíveis pessoas desaparecidas no deslizamento de terra que ocorreu na área portuária da cidade a 69 quilômetros de Manaus. Às 21h46 de segunda-feira, 7, a Secretaria de Comunicação informou, por meio de nota, que quatro pessoas foram registradas como desaparecidas e sete foram encaminhadas para o Hospital Geral de Manacapuru (AM) Lázaro Reis. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), determinou o envio de equipes da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC-AM) e do Corpo de Bombeiros CBMAM) para atuarem no local do desabamento. A Defesa Civil do município informou que poucas pessoas estavam presentes no momento do acidente, o que reduziu o número de vítimas.
Deixe um comentário