Por trás de projetos bem-sucedidos, normalmente há pessoas focadas e produtivas. Foi com essa perspectiva que um trabalho, idealizado no coração da Amazônia, com o objetivo de proporcionar acesso à água potável às comunidades ribeirinhas, ganhou notoriedade e está entre os 5 (cinco) melhores classificados para a etapa nacional do “Prêmio Escolas Sustentáveis 2024”.

Imagem postada em: CMA Exército Brasileiro

Idealizado por estudantes do Polo de Ensino a Distância do Colégio Militar de Manaus (CMM) em Tabatinga, município localizado a 1.106 quilômetros da capital amazonense, o Projeto “Filtro Acessível para Comunidades Ribeirinhas” utiliza tecnologia simples para purificar a água diretamente dos rios e córregos locais, removendo contaminantes microbiológicos e químicos sem a necessidade de produtos químicos adicionais.

Para concepção desse filtro, os estudantes: Ribeiro, Júlia e Beatriz Müller contaram com uma importante ajuda: a do Soldado Custodio. Indígena da Etnia Tikuna e Kokama, facilitador das disciplinas: sociologia e filosofia e orientador do projeto, Custodio atuou diretamente na construção do filtro, sendo um elo fundamental no apoio à pesquisa e contribuindo com saberes regionais.

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, publicado em julho deste ano, o Amazonas tem 20,4% das moradias (232 mil) e 20% das população (834 mil) sem acesso à rede geral de água. O Estado é o sétimo em percentual da população sem esse acesso e está entre os cinco do País com os piores índices de população com privação de disponibilidade de reservatório. Fato este que chamou a atenção da juventude de Tabatinga e foi o mote para a criação do filtro que, não apenas melhora a saúde dos moradores ribeirinhos, reduzindo doenças relacionadas à água, mas também fortalece a resiliência deles ao capacitá-los para manterem um suprimento constante de água potável.

Além disso, ao ser uma solução de baixo custo e de fácil replicação, o filtro pode ser adaptado e expandido para outras comunidades, contribuindo para um futuro onde todos tenham acesso a água limpa, segura e sustentável.

Prêmio Escolas Sustentáveis

O Prêmio Escolas Sustentáveis é uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana. Está na segunda edição este ano e tem o objetivo de reconhecer e valorizar as escolas comprometidas com a sustentabilidade no Brasil, México e Colômbia.

O Prêmio terá duas etapas de premiação: uma etapa nacional (por país) e outra internacional, envolvendo todos os países participantes (Brasil, México e Colômbia). Os alunos do Polo, juntamente com o orientador, Soldado Custodio, além de militares, representantes da Seção de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus, viajarão para o estado do Rio de Janeiro entre os dias 02 e 04 de setembro, a fim de disputarem com outras escolas, a vaga de destaque nacional, que habilita a participar da etapa internacional a ser realizada em novembro, na Colômbia.

FONTE: Comando Militar da Amazônia CMA – Soldado amazonense é o único indígena a compor comitiva em disputa por prêmio no Rio de Janeiro (eb.mil.br) – (ver galeria de fotos) 

Relacionadas: