Operação Temporã intensifica combate a incêndios criminosos no Parque Estadual de Guajará-Mirim

Em uma ação conjunta para proteger um dos mais importantes patrimônios naturais de Rondônia, o Comando de Fronteira Rondônia e 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/6º BIS) iniciou no dia 30 de agosto a sua participação na Operação Temporã. A operação tem como objetivo principal intensificar o combate aos ilícitos ambientais que vêm assolando o Parque Estadual de Guajará-Mirim.

Foto: CMA – Exército Brasileiro

Com a participação de mais de 80 militares, além de policiais, bombeiros, agentes ambientais e rodoviários, a atuação em conjunto visa impedir a entrada de materiais utilizados em queimadas criminosas e realizar patrulhamentos constantes nas áreas mais vulneráveis do parque.

Foto: CMA – Exército Brasileiro

A presença constante das equipes nas áreas de acesso ao parque e nos ramais da região tem inibido a ação de criminosos, e os resultados da operação já são visíveis, com uma redução significativa nos focos de incêndio.

A Operação Temporã demonstra a importância da integração entre as forças de segurança e os órgãos ambientais na proteção do meio ambiente, que, ao unir esforços, conseguem agir de forma mais eficaz no combate aos ilícitos ambientais, garantindo a preservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim.

FONTE: Comando Militar da Amazônia CMA – Operação Temporã intensifica combate a incêndios criminosos no Parque Estadual de Guajará-Mirim (eb.mil.br)