Ibama realiza vistoria em centro de atendimento à fauna na Margem Equatorial

Iniciativa reforça preparação para emergências ambientais em operações de exploração de petróleo

Imagem postada em: IBAMA

Brasília (05/09/2024) – Servidores da área de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, na última segunda-feira (2), vistoria em uma instalação dedicada ao atendimento à fauna marinha em base localizada em Luiz Correia, no Piauí. A ação é fundamental para assegurar a eficácia das respostas a emergências ambientais decorrentes de atividades de exploração de petróleo, garantindo suporte especializado a aves, répteis e mamíferos marinho.

A ação compõe o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), dedicada ao registro e conservação da vida marinha ao longo do litoral dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos foi implementado como parte das condicionantes do licenciamento ambiental das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. A operação do centro é coordenada por seis instituições especializadas, distribuídas entre os estados do Amapá e Maranhão, garantindo uma resposta em casos de emergências ambientais.

A iniciativa faz parte dos esforços do Ibama para estruturar entidades locais capacitadas para monitorar, resgatar, reabilitar e reintroduzir animais marinhos no habitat, sobretudo em situações de emergência. O trabalho integra o Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), que está sendo executado em blocos marítimos nas Bacias da Foz do Amazonas e do Pará-Maranhão.

O principal objetivo do PCMC é fomentar o conhecimento sobre as comunidades de mamíferos marinhos na Margem Equatorial, fornecendo subsídios para monitoramentos e avaliações de impactos futuros. Assim, a indústria de óleo e gás contribui para a preparação dos estados que receberão empreendimentos marítimos, assegurando que o desenvolvimento econômico esteja alinhado com a sustentabilidade ambiental.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama realiza vistoria em centro de atendimento à fauna na Margem Equatorial — Ibama (www.gov.br)