Ação de Educação Ambiental ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas.
Macapá (18/09/2024) – Ação de Educação Ambiental realizada na orla do Rio Amazonas, em Macapá, nesta terça-feira (17), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com 16 instituições e 300 voluntários, recolheu cerca de duas toneladas de resíduos sólidos, como garrafas pet, de vidro, de pneus, de madeira e de móveis.
A iniciativa ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, celebrado este ano em 21 de setembro, e como parte do projeto “Preservando para o Futuro”. Os materiais recicláveis foram encaminhados para empresas especializadas em beneficiamento, enquanto os resíduos não recicláveis foram levados ao aterro sanitário.
Nayara Araújo, coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Ibama no Amapá, destacou a importância da ação: “Queremos mostrar o impacto do lixo retirado em apenas uma manhã, para conscientizar a população sobre o quanto isso afeta o Rio Amazonas”.
Participaram, além do Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Associação de Guarda Parques do Amapá (AGPA); o Instituto Guarda Florestal do Amapá (IGFAP); a Juventude Lixo Zero (Unifap); o 6º Batalhão da Polícia Militar do estado do Amapá; o Instituto Mapinguari; o Ministério Público – Promotoria de Meio Ambiente; o Sebrae-AP; o Instituto Federal do Amapá (Ifap); o Projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável; a Escola Técnica Graziela Reis de Souza; o 3º Batalhão de Polícia Militar do Amapá – Batalhão Ambiental; a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana; a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes; e a Igreja de Jesus Cristo – Programa de Voluntariado “Mãos que Ajudam”.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e 16 instituições parceiras recolhem 2 toneladas de resíduos na orla do Rio Amazonas, no AP — Ibama (www.gov.br)