Nesta quinta-feira (5) foi celebrado o dia da Amazônia. A data não foi muito festiva uma vez que a região vive uma seca sem precedentes. Os impactos das mudanças climáticas já atingem o bioma e isso tem interferido no nível dos rios e na dinâmica de chuvas da Amazônia. A seca de moderada a severa eleva ainda os riscos de incêndios florestais e o tema já tem recebido  atenção internacional.

Na próxima semana o rio Amazonas pode ficar inavegável, colocando o estado em risco de abastecimento. Matéria da Folha aponta que pelo menos 36 municípios dos 62 do estado já estão acessos dificultados pelo baixo nível dos rios e ribeirinhos e indígenas já estão com falta de água. A situação não é apenas do Amazonas, segundo o Monitor das Secas, do Governo Federal, pelo menos 15 estados em todo o país estão vivem situação de secas.

Além disso há as queimadas. até quinta-feira, o bioma tinha registrado 73.221 focos de queimadas ao longo do ano de 2024,  74,23% do total do ano passado. A nuvem de fumaça que está sobre o país já é vista do espaço e a origem principal está no Sul da Amazônia, no Pará e na Bolívia. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho tem dado entrevistas para os jornais , para prestar contas e sinalizou que o governo tem trabalhado com a hipótese de que o fogo tenha substituído o desmatamento sendo a nova estratégia para grilagem.

Ribeirinhos encontraram um fóssil gigante de Purussaurus, o maior jacaré que pisou no planeta, no rio Purus, no sul do Amazonas. As secas contribuíram para que a vértebras fosse exposta, mas foram os moradores, que estavam em um barco, que identificaram que aquele pedaço de fóssil “não era desse tempo’.

Começou a terceira edição da Vira Cultural da Amazônia de Pé, são mais de 340 atividades nos 27 estados e no Distrito Federal, que ocorre até o dia 8 de setembro. Outra campanha, que acontece de forma recorrente é a #VotePeloClima, que convida os eleitores a escolherem candidatos alinhados aos temas socioambientais em defesa das florestas e do futuro do planeta.

Por: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor

Relacionadas:

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias