Queda é de quase 70% comparando com agosto de 2022
Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia foi a menor em seis anos.
Segundo dados do sistema de monitoramento Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, 503 quilômetros quadrados (km²) estavam sob alerta de desmatamento em agosto de 2024 ante pouco mais de 563 km² no ano passado. Trata-se do menor índice para o mês desde 2018.
A redução de aproximadamente 60 km² representa queda de 10,6% no período. Em relação a agosto de 2022, a queda foi de quase 70%. Naquele ano, foram registrados alertas de desmatamento em 1.661 km² na Amazônia.
O Deter é um indicativo de tendência da taxa de desmatamento, medida sempre de agosto a julho por outro sistema do Inpe, o Prodes.
O Prodes usa imagens de satélites mais precisas do que as usadas pelo Deter, que emite alertas diários para apoiar a fiscalização em campo realizada pelo Ibama e ICMBio.
FONTE: EBC – Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos | Radioagência Nacional (ebc.com.br)