Na noite do último sábado (14), uma descoberta histórica foi feita nas proximidades das ruínas do Forte São Francisco Xavier, em Tabatinga. Um grupo de jovens encontrou um antigo canhão enterrado na lama enquanto pescavam.

Foto:@sitedomuha

No dia seguinte, foi uma inspeção mais detalhada e confirmamos que o artefato é um canhão 12 libras de origem portuguesa, datado do século XVIII.

Essa descoberta só foi possível graças à vazante histórica do Rio Solimões, que expôs os artefatos jamais vistos. Durante os procedimentos de verificação, localizamos um segundo canhão à poucos metros de distância, ambos os canhões, feitos de ferro fundido.

Pesando mais de 2,7 toneladas cada, e em uma condição que apresenta desafios para sua remoção devido ao terreno acidentado e à lama, o próximo passo é coordenar o resgate desses importantes artefatos históricos.

Esses canhões pertenceram ao Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, uma estrutura erguida pela coroa portuguesa em 1776 no Alto Solimões. Esta descoberta representa um marco significativo para a história local e promete enriquecer o patrimônio histórico de Tabatinga.

O Exército agradece @pontes2379, por ter comunicado sobre sua descoberta e por ter levado a equipe até o local.

Fotos:@sitedomuha

Por: Assessoria de comunicação do CFSOL 8 BIS Tabatinga – Descoberta Histórica em Tabatinga – Portal Tabatinga

Relacionada: Canhões da Coroa Portuguesa são revelados devido à seca severa no interior do Amazonas | Amazonas | G1 (globo.com)