A pluralidade de saberes e de vivências na Amazônia permitem encontrar interseções entre os vários assuntos que permeiam a Educação Básica no Brasil. Por isso, a programação do 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua, Linguagem e Literatura da Panamazônia (Cllimaz) e a 2° edição do Encontro dos Egressos do Mestrado Profissional em Letras da UFPA (Letrasvivaz) trouxe ao público nesta quinta-feira (26) a mesa redonda “Climas, Espaços, Populações e Educação na (Pan) Amazônia”.

Professora Marilena Loureiro Silva NAEA

A mesa foi mediada pelo professor Marcos Cunha, presidente 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz foi formada pelas professoras Marilena Loureiro Silva e Marcela Vechione Gonçalves, ambas do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/Ufpa), instituto que recentemente completou 50 anos e atua contribuindo para o desenvolvimento da região a partir da interdisciplinaridade de suas pesquisas.

“Acho que é absolutamente importante para os professores da educação básica a reflexão ampliada sobre a Amazônia, seus cenários e a sua invisibilidade. Em função das políticas de desenvolvimento até aqui implantadas, eu penso que apropriar-se dessas discussões precisa ser um desafio que a escola básica precisa enfrentar diariamente”, disse a professora Marilena Loureiro.

Foi debatida, ainda, a importância dos professores como agentes transformadores em suas comunidades e como esse trabalho está conectado às questões ambientais que ganharam destaque nos últimos anos em vários territórios urbanos e periurbanos. “A educação básica é fundamental para a construção de novos caminhos e novos diálogos em torno das nossas questões emblemáticas. É desse lugar que a gente constrói a teoria no campo da educação ambiental que é fundamental ser compartilhada e apreendida pelos alunos do ensino médio e fundamental”, afirmou a professora Marcela Vechione.

Para o público, o evento está trazendo uma boa oportunidade de aproximar temas e vivências que pareciam distantes. “A mesa foi uma oportunidade interessante para mostrar essas outras possibilidades de você ler o território amazônico. As pessoas que estão aqui são majoritariamente da área de línguas e linguagens, da área de Letras, e nós queremos debater a Amazônia a partir de novos olhares”, disse Cibele Souza, participante do evento.

Professor João César

O 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua, Linguagem e Literatura da Panamazônia (Cllimaz) e a 2° edição do Encontro dos Egressos do Mestrado Profissional em Letras da UFPA (Letrasvivaz) acontecem simultaneamente no campus Guamá da Universidade Federal do Pará, em Belém, e seguem até esta sexta-feira (27) com programação do Auditório Benedito Nunes, quando será realizada a conferência de encerramento com o professor doutor João Cezar de Castro Rocha, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que falará sobre  “Um projeto de educação/escola para o planeta Amazônia: entre a pulsão de morte e a aventura da vida”. 

Alunos do município de Capitão Poço no Nordeste Paraense

Texto: Kid Reis – Ascom UFPA ProfLetras Norte – Fotos: Fernando Maués.