Acordo assinado nesta terça-feira (17) vai levar serviços do banco para 140 localidades ribeirinhas
A CAIXA e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram acordo de cooperação para compartilhamento de barcos para atendimento a populações ribeirinhas nesta terça-feira (17), no Ministério da Previdência, em Brasília. Por meio do acordo, mais de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas com serviços do banco e do INSS nos 7 barcos compartilhados entre as instituições.
O evento de assinatura contou com a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi, do presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Carlos Lupi comentou a importância do acordo fechado entre as instituições. “É uma simbiose de ações para atendimento à população. A CAIXA é um dos nossos grandes parceiros nos pagamentos previdenciários e queremos que seja maior ainda”, destacou. “Essa parceria é muito importante. Tenho segurança que vai ter muita coisa boa para a gente fazer,” finalizou o ministro.
Carlos Vieira comemorou a ampliação dos serviços. “Para nós, é motivo de alegria estar aqui fechando esse acordo, que vai levar cidadania e estender serviços para a população ribeirinha, compartilhando equipamentos”, disse o presidente da CAIXA. “Nós vamos levar empregados do banco nos espaços do INSS e isso é uma quebra de paradigma”, complementou.
Já Alessandro Stefanutto disse que “a parceria com a Caixa Econômica vai ampliar o atendimento do INSS em regiões mais distantes onde não há Agência da Previdência Social. São populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, que poderão contar com mais esse reforço no atendimento que já é realizado pelos PREVBarcos”, avaliou o presidente do INSS.
Compartilhamento de barcos:
A CAIXA possui duas agências-barco itinerantes prestando serviços às populações ribeirinhas, o Chico Mendes, que opera no Amazonas, e o Ilha do Marajó, no Pará. Com o acordo entre as instituições, os sete barcos do INSS, os chamados PREVBarcos, também prestarão serviços do banco às populações ribeirinhas.
Ainda no segundo semestre de 2024 a CAIXA passará a prestar serviços em quatro PREVBarcos, ampliando a cobertura a municípios do Amazonas e do Pará. Cada barco contará com dois empregados do banco prestando atendimento a beneficiários de programas sociais do Governo Federal.
Mais três PREVBarcos começarão a operar com empregados da CAIXA em 2025, ampliando a área de atuação do banco para o Acre, Amapá e Rondônia.
Ao todo, o alcance do banco passa de 27 para 140 localidades ribeirinhas.
O acordo também prevê que o INSS também preste serviços previdenciários nos dois barcos da CAIXA.
Unidades-móveis CAIXA
As agências-barco da CAIXA oferecem os serviços disponíveis em uma agência tradicional, exceto movimentação de numerário, permitindo aos clientes o acesso a produtos como abertura de contas e renegociações, além de orientações financeiras e sobre os canais de atendimento.
A estratégia das unidades móveis, que também conta com 11 caminhões que percorrem o país, reflete o compromisso da CAIXA em oferecer soluções inovadoras, adaptando-se às necessidades das comunidades mais isoladas e difíceis de alcançar.
Ao levar inclusão bancária e cidadania por meio de suas embarcações, a CAIXA consolida sua missão de ser um banco acessível a todos, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das regiões mais remotas do Brasil.
Relacionada: Acordo permite compartilhamento de embarcações por INSS e Caixa | EBC Rádios