Situação atual e prognóstico sobre o nível da água e a temperatura da água no Lago Tefé.
Avaliação a partir dos dados coletados pelo Instituto Mamirauá até o dia 02/09/2024.
Nível da água
O nível atual (02/09/2024) da água no Lago Tefé é de 6,35 m, cerca de 1,6 m acima do mínimo atingido em 23/10/2023, de 4,75 m. Nas últimas duas semanas o nível da água no Lago Tefé diminuiu 3,37 m, em uma média de descida de 24 cm por dia.
Levando em consideração a correlação histórica entre a flutuação do nível do Rio Solimões – Amazonas entre Tefé e Tabatinga, onde o nível do rio já atingiu o recorde histórico este ano, é possível que o nível da água no Lago Tefé atinja a marca histórica de 2023 nas próximas duas semanas com consequências ainda mais trágicas para comunidades tradicionais e a biodiversidade.
Já são inúmeras as comunidades ribeirinhas isoladas no Médio Solimões, e relatos de falta de água potável (com impactos na saúde humana) e mortandades de peixes já começam a chegar. É urgente a aceleração na tomada de ações de resposta a este desastre em curso por parte do poder público, em todas suas esferas, e em parceria com a sociedade civil.
Temperatura da água
A temperatura da água no Lago Tefé alcançou 33°C no dia 25/08/2024 em toda sua profundidade, a maior temperatura registrada no ano de 2024 para toda a coluna d’água. Este registro foi feito a partir de medições contínuas e automáticas realizadas pela equipe do Instituto Mamirauá a 2 m de profundidade e no fundo do lago.
Isto indica uma tendência de aumento para os próximos dias, e acende um alerta para a fauna aquática do lago, em especial botos e peixes, cujas populações foram drasticamente impactadas na estiagem histórica de 2023 – no Lago Tefé, 209 botos morreram em um intervalo de cerca de um mês em decorrência do superaquecimento do lago. Apesar do valor alto observado neste momento, a temperatura da água no Lago Tefé ainda está significativamente abaixo dos valores de 2023, quando a água do Lago chegou a mais de 40°C.
Com o nível atual da água no lago Tefé baixando ainda mais, a temperatura pode chegar a 40°C nas próximas semanas, bastando para isso uma sequência de dias ensolarados e com poucas nuvens. A onde de calor esperada para os próximos dias é especialmente preocupante.
FONTE: Instituto Mamirauá – ALERTA DE ESTIAGEM SEVERA E AQUECIMENTO DA ÁGUA NO MÉDIO SOLIMÕES – ANO 2024 – INSTITUTO MAMIRAUÁ (mamiraua.org.br)