Tendo como uma das vocações estratégica do CMA, a colaboração no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, subordinado à 16ª Brigada de Infantaria de Selva, realizou importantes ações singulares e integradas na Terra Indígena Vale do Javari e no seu entorno, com resultados expressivos.

Foto: CMA EB

Entre janeiro e setembro, ocorreu a apreensão de cerca de 3 toneladas de carne de caça e pesca ilegais, 2.304m³ de madeiras, 4,2 toneladas de drogas (entre cocaína e PBC), cerca de 6 mil ovos de quelônios e 43 quelônios que foram devolvidos à natureza. Além disso, dezenas de munições e armas ilegais foram retidas e entregues aos órgãos competentes.

Foram quase 5.400km entre rios e estradas patrulhadas, 2.900 embarcações, 1.200 veículos e 10.800 pessoas revistadas, tudo isso, visando colaborar na manutenção da ordem e segurança em toda a região.

Essas ações reforçam o compromisso da Brigada das Missões na intensificação da presença do Estado, proteção e preservação do meio ambiente e o bem-estar dos amazônidas e povos originários, nessa porção da Amazônia Ocidental.

FONTE: Comando Militar da Amazônia (CMA) – Ações na Terra Indígena Vale do Javari e região do Javari alcançam resultados expressivos de janeiro a setembro (eb.mil.br)