89ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 28 de setembro de 2024, sábado, a 89ª Tertúlia Portugal – Brasil, 4ª Temporada, sob o tema: “A II Guerra Global Portuguesa (1793-1817): a relevância da ação coordenada dos dois lados do Atlântico”, tendo como convidado o “Major General Nuno Lemos Pires”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a PARTE II da 4ª Temporada das Tertúlias Portugal – Brasil (Episódio 89):

89ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada – PARTE II
SÁBADO, dia 28 de setembro de 2024,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A II Guerra Global Portuguesa (1793-1817): a relevância da ação coordenada dos dois lados do Atlântico”

Apresentação: “Major General Nuno Lemos Pires” .

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: Guerra Peninsular, Invasões Francesas, Guerra da Independência, Guerra de Espanha, são designações britânicas, portuguesas, espanholas, francesas, mas nenhuma nos dá o carácter que esta guerra verdadeiramente teve, ela foi mais do que uma guerra pela independência, na Península Ibérica, ou em Espanha, ou em Portugal, e começou antes de dezembro de 1807 ou do 2 de Maio de 1808 e acabou depois de 1814 e muito para lá de Toulouse em França. Em especial, para portugueses, o combate contra a França começou em 1793 quando enviámos forças expedicionárias terrestres e navais para combater os Franceses além-fronteiras, em terra para os Pirenéus na Catalunha, no mar para o Canal Inglês e só terminou quando se devolveram à França os territórios conquistados na Guiana em 1817. Foram 24 anos de conflitualidade intermitente, do Brasil a Macau, em Cabo Verde, S. Tomé, Moçambique, Goa, de Portugal por Espanha até França, da Alemanha pela Áustria até a Rússia, passando pelo Mediterrâneo, Líbia ou Nápoles. Foi uma Guerra Global entre 1793 e 1817, conduzida desde o Rio de Janeiro a Lisboa.

Sobre o convidado: Major-general Nuno Lemos Pires é Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, e Doutor em História, Defesa e Relações Internacionais. Entre as várias funções exercidas, foi: (i) professor de Operações Militares, História Militar e Estratégia no Instituto Universitário Militar; (ii) Intelligence Officer no NATO / Rapid Deployable Corps em Valência/Espanha; (iii) assistente militar do Comandante do NATO / Joint Command Lisbon ; (iv) comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado na Brigada Mecanizada; (v) comandante do Corpo de Alunos, onde 2.º Comandante, Diretor de Ensino, Coordenador do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa, e Professor de História, Operações Militares e Relações Internacionais na Academia Militar; (vi) Diretor de Formação da Escola das Armas; (vii) Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional; e (viii) Comandante da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moz). Adicionalmente, entre as diversas missões internacionais em que participou destacam-se: Moçambique, Angola, Paquistão e Afeganistão.
Tem publicados, até à data, 12 livros e mais de 130 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil: 

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos