O objetivo da ação é atuar na prevenção para inibir a prática de crimes ambientais

Foto: Polícia Federal DPF – Vale do Javari

Manaus/AM. A Polícia Federal, em ação conjunta com a FUNAI, realizou na última semana, uma ação de incursão em terras indígenas nas proximidades do rio Itaquaí, no Vale do Javari/AM.

O objetivo da ação é atuar na prevenção, inibindo a prática de crimes ambientais e, principalmente, estabelecer a aproximação e consolidar vínculos com os povos indígenas das proximidades de Tabatinga/AM.

Durante a ação, a PF apresentou informações claras acerca das atribuições da instituição, com o intuito de construir de uma relação respeitosa e de confiança para com os indígenas.

Vale destacar que, todos os protocolos de segurança para proteção dos indígenas foram adotados, conforme orientação dada pela FUNAI, como os exames de COVID-19, malária e dengue, realizados pelos policiais que participaram da ação.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas – PF realiza ação de incursão no Vale do Javari/AM — Polícia Federal (www.gov.br)

Relacionadas:

      • Ação integrada gera prejuízo de mais de R$ 70 milhões ao narcotráfico (eb.mil.br) – O Comando Conjunto da Operação Ágata, no contexto da Operação Ágata Amazônia 2024, em ação de combate aos ilícitos ambientais e transfronteiriços na região da Tríplice Fronteira colaborou, no período de 3 a 6 de agosto, com uma ação conduzida pelos órgãos de Segurança Pública do Estado do Amazonas, resultando na apreensão de mais de 4 toneladas de cocaína e pasta base de cocaína. A expressiva apreensão ocorreu na região de Benjamin Constant, em local de difícil acesso para as forças de segurança.
      • 2º PEF do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva apreende equipamentos de garimpo ilegal (eb.mil.br) – Uma draga de garimpo ilegal em construção foi encontrada por militares do 2º Pelotão Especial de Fronteira do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva durante um patrulhamento na calha do rio Içá. Os equipamentos foram apreendidos durante os procedimentos de levantamento de dados dos responsáveis. A unidade orgânica da 16ª Brigada de Infantaria de Selva realiza rotineiramente o patrulhamento de fronteira, mantendo os limites constantemente vigiados. Essa é uma importante ferramenta para o cumprimento das missões de defesa da Pátria e apoio ao combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Ocidental.