Foi realizada fiscalização em ambas as terras indígenas, situadas no município de Rondolândia/MT, a fim de combater ilícitos ambientais na região

Ji-Paraná/RO. A Polícia Federal, em operação conjunta com o IBAMA, deflagrou simultaneamente, nesta quinta-feira, 8/8, operações em combate a delitos ambientais nas áreas protegidas das Terras Indígenas Sete de setembro e Zoró. As operações são a continuidade das ações desencadeadas nos dias 25 e 27/06/2024.

No interior da Terra Indígena Zoró, verificou-se a expansão da área do garimpo ilegal. Além disso, foram localizados e inutilizados pelo IBAMA: duas motocicletas e um acampamento utilizado pelos criminosos.

Já na Terra Indígena Sete de setembro, foi feito o reconhecimento de ponto de extração ilegal de madeira, oportunidade em que também foi encontrado um acampamento, que foi inutilizado pela equipe do IBAMA.

Em continuidade, a equipe se deslocou até a ponte no interior da TI Sete de setembro, que, mesmo após ser inutilizada na última incursão, havia sido reaproveitada pelos criminosos, de modo que a equipe de motosserristas do IBAMA se encarregou da destruição completa, já que esse meio de logística atendia unicamente aos criminosos que a utilizavam para escoar os objetos extraídos ilegalmente do território protegido. Ademais, nas proximidades da ponte também foi localizada uma motocicleta usada pelos criminosos, a qual foi inutilizada.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia – PF deflagra operação Pagarod 2 na Terra Indígena Sete de Setembro e Operação Xalawata 2 em Terra Indígena Zoró — Polícia Federal (www.gov.br) 

Relacionadas: