Criado pela Resolução de nº. 4.382, em 20 de março de 2013, o Curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), por meio de sua representação na Região Norte, capacitou no Programa de Pós-Graduação em Letras, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA), nos últimos 10 anos,  114 mestres para fortalecer o exercício da docência aos discentes do Ensino Fundamental e Médio na região amazônica e no Brasil. Todos os novos mestres trabalharam nas linhas de pesquisas denominadas de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e Estudos Literários.

Para o professor Marcos André Cunha, representante da Região Norte no ProfLetras Nacional, o  Programa de Mestrado Profissional em Letras é disponibilizado em todo território nacional e implementado com o suporte das Instituições de Ensino Superior (IFES), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo a sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O ProfLetras reúne 42 universidades públicas das cinco regiões brasileiras, totalizando 49 unidades no território nacional.

Neste contexto, de acordo com os dados do Profletras Nacional, mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres pelo Programa de Mestrado Profissional no Brasil, desenvolvendo pesquisas em estudos da linguagem, da língua, do texto, do discurso, dos letramentos e as suas implicações para a formação dos estudantes da Educação Básica. Foram desenvolvidos, também, debate em torno do ensino da literatura voltado à capacitação do professor do Ensino Básico, além da formação do leitor literário e as suas relações com os textos clássicos nacionais e mundiais, bem como as expressões de matriz africana e indígena no País.

Dentro da multiplicidade das teorias e das práticas do ato de ensinar, que perpassam pelos conteúdos do ProfLetras, o professor Romário Natividade, da rede estadual e municipal de ensino em Curuçá, no Estado do Pará,  destaca que ao receber, em julho passado, o título de mestre com a dissertação intitulada Práticas de Linguagem em uma perspectiva valorativa: o gênero paródia no 9º ano do ensino fundamental, viveu uma das maiores emoções e realizações da sua vida. “Não é todo dia que um jovem do interior do Pará consegue o diploma de mestre pela UFPA”, afirmou emocionado.

Romário enfatizou que o mestrado não se resume somente aos seus esforços. “É um trabalho que espelha todos os professores que passaram pela minha vida desde a alfabetização, incluindo, é claro, a minha orientadora Márcia Greco Ohuschi, da UFPA. O Profletras fomenta a pesquisa e a capacitação para mudar a realidade brasileira por meio dos conteúdos da língua, linguagem e da literatura. O próximo passo é o acesso ao doutorado, outra etapa essencial na minha formação”, disse.

Por sua vez, a professora Jeocele Cardoso, vice- diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Ribeiro das Costa, em Oeiras do Pará, entregou a sua dissertação de mestrado no dia 20 de agosto, abordando a temática Gamificação e o gênero crônica: práticas decoloniais a partir da tríade oralidade, leitura e escrita. “Agradeço a minha família e à professora Isabel França e muitos outros que possibilitaram a construção de novos olhares para o fazer pedagógico numa perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem decolonial a partir da realidade dos sujeitos nas escolas do território de Oeiras do Pará”, assinalou nos agradecimentos da dissertação.

O ProfLetras é um dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de Educação Básica. Ele foi criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos no Brasil, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria do Ensino Básico. Ao todo, são 13 programas de Mestrado e um de Doutorado no Brasil, conforme dados divulgados pela Capes.

Texto e fotos: Kid Reis – Ascom UFPA/ProfLetras/Norte.
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor