No contexto da Operação Ágata Amazônia – Comando Conjunto UPIARA, que visa fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira e combater ilícitos transfronteiriços e ambientais, as Forças Armadas estão desempenhando um papel fundamental no atendimento básico de saúde às populações indígenas e ribeirinhas da região amazônica.

Foto postada em: 9DN Marinha do Brasil

Navios de Assistência Hospitalar (NAsH), conhecidos também como “Navios da Esperança”, estão sendo empregados em diferentes localidades para oferecer assistência e cuidados de saúde em áreas remotas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

Presente na região do Vale do Javari, o NAsH “Doutor Montenegro” já realizou cerca de 2,5 mil procedimentos de saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, exames laboratoriais, além de ter conduzido 7 intervenções cirúrgicas, evidenciando sua capacidade de lidar com casos mais complexos. A equipe de saúde do navio também distribuiu 7,3 mil medicamentos e 3,1 mil itens de higiene bucal, sublinhando o compromisso da Operação com a saúde das comunidades locais e a importância da saúde bucal.

Ações de Assistência Hospitalar também estão sendo levadas para a região do Rio Japurá por meio do NAsH “Carlos Chagas”, com uma equipe de saúde composta por três médicos, dois cirurgiões-dentistas, um farmacêutico, uma nutricionista, além de técnicos em enfermagem, odontologia e radiologia.

A Operação Ágata Amazônia conta com a participação das três Forças Armadas, em colaboração com 14 órgãos de segurança e agências civis, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Censipam, o IBAMA, a FUNAI, a Receita Federal, o ICMBio, o Distrito Sanitário Especial Indígena, o Ministério da Agricultura e Pecuária, além das Polícias Civil e Militar.

Operação Ágata Amazônia 2024 – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD nº 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de promover a presença do Estado e levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Assistência Hospitalar (ASSHOP). A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

FONTE: 9º DISTRITO NAVAL MARINHA DO BRSIL – Forças Armadas levam atendimento médico e odontológico a comunidades indígenas e ribeirinhas por meio da Operação Ágata Amazônia | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)

Relacionada: Força Naval da Operação Ágata Amazônia realiza Controle Fluvial para reprimir ilícitos transfronteiriços na região | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)