Brasília, 02/08/2024 – Novos mapeamentos do projeto TerraClass, que qualificam a cobertura e o uso da terra em áreas desflorestadas nos biomas Amazônia e Cerrado, cobrindo os anos 2018, 2020 e 2022, foram divulgados nesta quinta-feira (1/8). O anúncio ocorreu em Brasília (DF), durante evento realizado com a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram, em 2020, acordo visando retomar o projeto TerraClass para qualificação do desmatamento na Amazônia Legal.

“O acordo entre o Censipam e a Embrapa possibilitou a continuidade do processo de monitoramento sistemático da Amazônia, visando apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e subsidiar ações de preservação da biodiversidade nacional”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

A versão mais recente do TerraClass Amazônia está sendo financiada pelo Censipam e contempla a produção de quatro novos mapeamentos, referentes aos anos-base 2016, 2018, 2020 e 2022, que complementam a série histórica anterior, interrompida com o mapeamento de 2014.

Os produtos gerados pelo TerraClass oferecem subsídios para a definição de ações governamentais para desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis. O projeto visa também apoiar a preservação da biodiversidade nacional e a manutenção da qualidade dos serviços ambientais.

Conheça o TerraClass: Terra Class

FONTE: CENSIPAM – Em parceria com o Censipam, projeto TerraClass apresenta resultados — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM (www.gov.br)  

Relacionada: TerraClass apresenta resultados do mapeamento da cobertura e do uso da terra na Amazônia e Cerrado – Portal Embrapa