Conferência de Márcia Tiburi abrirá Congresso Panamazônico sobre Educação Básica na UFPA

A filósofa, escritora, doutora e professora convidada da Université Paris 8, Márcia Tiburi,  confirmou que realizará a conferência de abertura do 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua, Linguagem e Literatura da Panamazônia (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras da UFPA (2º Letrasvivaz) no dia 24 de setembro, pela parte da manhã,  no Centro de Convenções Benedito Nunes, em Belém, no  Estado do Pará. A expectativa é de reunir entre 800 a 900 professores e professoras da educação básica e superior para debater a educação ambiental, climática e a formação permanente, sobretudo em linguagens, considerando as realidades dos educadores e dos discentes panamazônicos.

Márcia Tiburi abordará a temática: Ensinos e saberes das linguagens na Amazônia: entre vozes que gritam e a floresta que se levanta, sinalizando a importância de formação permanente que promova a interlocução política constante da diversidade cultural e da produção intelectual universitária com a educação básica e a sociedade, singularizando-se pelo compromisso efetivo do ensino médio, fundamental e superior com as causas climáticas e das populações da Panamazônia em defesa de um novo projeto de desenvolvimento sustentável para o planeta e para a vida.

Marcos Cunha, integrante do Conselho Gestor do ProfLetras Nacional – Região Norte,  professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e  presidente dos eventos,    explica que o objetivo do 1º Cllimaz é o de promover a interlocução entre os diferentes profissionais da área, pensar o ensino da linguagem para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa, além de  estimular a relação  com a educação  superior para discutir o ensino de língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades na região panamazônica.

Já o 2º Encontro dos Egressos do Profletras-UFPA (2º Letrasvivaz) tem por objetivo viabilizar a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado em Rede Nacional em Letras. O Programa é constituído por 42 universidades públicas no território brasileiro e funciona em 49 unidades, o que fortalece a universidade como instituição engajada na formação permanente em educação básica na Panamazônia. “Desde 2013, mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres e atuam na área educacional brasileira”, destacando a abrangência desse programa em rede de formação continuada.

Os eventos são organizados pelo Programa de Mestrado em Rede Nacional em Letras (ProfLetras), Unidade Regional Norte, e tem o apoio institucional da Universidade Federal do Pará  (UFPA), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC- UFPA) e o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Texto: Kid Reis – Ascom UFPA/ProfLetras Norte –  Foto: Instagram de Márcia Tiburi
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor